Manifestações Populares Tomam o País contra os gastos da Copa…Mas não só isso!

Como sempre, a pedido de minha amiga e chefa Mari vou dar pitacos.  Falarei das manifestações que estão ocorrendo em todo o país, mas não numa tentativa de explicar o movimento popular de maneira histórica — sim, chamarei de movimento popular — mas sim de dar uma ideia mais ampla mesmo.

A Grande Imprensa e os “Tumultos”

Bom, a escalada do movimento “passe livre” começou em São Paulo, em função do aumento das passagens de ônibus. Eu nem vou entrar nos detalhes do caos do transporte público que deve ter lá também. Mas quero falar no começo, de como a Grande Imprensa tratou o caso.

congresso nacional_6

Congresso Nacional

Eram Manifestantes, Tumultos, quase “baderneiros”. Não tinham motivos, razões e sempre começavam o “confronto” com a polícia militar. As imagens nos mostravam exatamente o oposto — a polícia daqui, com a de qualquer país do mundo é truculenta — onde a polícia na maioria das vezes, começava o confronto.

E mesmo que não começasse, jogar gás lacrimogênio e balas de borracha em estudantes, me parece de certo modo, “engraçado”. Mas enfim, o caso foi que todos os grandes veículos com mudanças de palavras, insistiam que o movimento popular era Inválido, dando apoio “Indireto” aos governos. Até que…eles mesmos, os jornalistas, começaram a sofrer com a truculência da polícia.

Vários jornalistas foram agredidos por policias, alguns quase perderam o olho, e se bem lembro, um deve ter ficado cego — Deus esteja. A partir daí o jogo mudou — os “tumultos” viraram “manifestações pacíficas” e passaram a ser “discutidos” até mesmo em programas de debate como os da dona Fátima Bernardes — até sete dias atrás, a pauta era somente a Copa das Confederações. Que o diga Robinho coitado, deu até dó dele.

congresso emblematica_6

“Não vou fazer História, vou fazer o Agora!”

Enfim, passado a briga com a Grande Imprensa que agora reconhece o valor do movimento popular, não vou tratá-lo como um “movimento histórico” que “reuniu o país“, mostrou “civismo” e coisas do gênero. Não é hora de se fazer história, nem de tentar entender o que aconteceu. Não é passado. Por quê?
Porque está Acontecendo Agora.

Os movimentos populares são reais, neste hoje, neste agora. Então não vou tentar, ao menos agora, “explicar como foi que os jovens se reuniram” e blábláblá. Isso ao meu curto ver, Agora é perda de tempo. Explico:

A Gastança de Dinheiro Público

bahia_6

Aqui mesmo no blog da Mari, venho falando dos gastos da Copa. Que eles deveriam focar a melhoria no transporte público, a construção e melhoria de portos, aeroportos; trens interestaduais, metrôs e aero-trêns, bondes… Como muitas pessoas não sabem, a maioria das “grandes tecnologias” são caras para gente, porque temos de comprar elas de fora. É o que acontece com os sistemas viários.

Então...deveria ter se investido também, em tecnologias brasileiras, junto às universidades, para que esses sistemas de transporte fossem implantados aqui no Brasil com menor custo. Aqui um exemplo de pesquisa nacional: Trem de Levitação Brasileiro.

Como sabemos, nada foi feito. Estamos a um ano da Copa do Mundo, vivendo a das Confederações, e nenhum grande investimento viário foi feito. Em capital alguma. E isso não é apenas “isso”.

Avenida Rio Branco, Rio de janeiro

Avenida Rio Branco, Rio de janeiro

Não Aguentamos Mais!

Esse descontentamento se generalizou com os nossos velhos problemas: educação, saúde, segurança pública. Tudo junto, nesse caldeirão — e agora que grande parte da população “sabe” dos problemas e de seus motivos — grandes impostos e maus investimentos do governo — ela se manifestou.

Claro que eu, daqui, devo isso ao acesso à educação superior proporcionado pelo governo Lula, assim como a melhora nos meios de comunicação — todo mundo hoje tem um Pc em casa. Ai alguém fala “grandes coisas pc em casa!“. Pois há 10 anos atrás quase ninguém tinha computador com banda larga em casa. Hoje é quase impossível alguém não ter um Pc com Banda-larga.

“Grandes coisas!”

Na Russia, para se ter ideia, tenho informações que se têm muitas lã-houses, e poucos computadores em casas. Isso para ter ideia de como ter Pc em casa é uma grande coisa.

Será que foi Assim?

Então, aumento de acesso ao ensino superior, melhora nas comunicações, saída de muita gente da faixa de pobreza extrema, e ascensão da Classe C, pode ser que permitiram esses movimentos vivos. Mas como eu disse, não explicaria a história do movimento não é? Até porque não acho que foi só isso. Nunca é “apenas isso”. Do que falaria? – Exato, do porquê ele estar aqui hoje.

Estamos Cansados de ver nosso dinheiro ser mau gasto. De não termos dinheiro porque ele fica na mão do governo. E nossos “Administradores” em vez de investiram na gente, gastarem em palácios e vários advogados para saírem impunes.

Brasilia

Brasilia

Nunca Imaginei que…

A Indignação é geral. É irônico pensar que é geral. É irônico pensar que o idoso saiu às ruas de São Paulo, com sua netinha e seus filhos. É irônico vermos um Brasil tão unido. Sinceramente NUNCA pensei que veria isso. Então para mim é de certo modo irônico. Ao mesmo tempo revigorante. Ao mesmo tempo que me “retraz” esperanças.

Quem me conhece sabe que sou um “positivista“, um ativista inveterado do “Amor por princípio, Ordem por base, Progresso por final”, e que por minhas crenças sempre acreditei na melhora de minha nação. Minha nação que para minha felicidade acordou. Espero que se Mantenha Acordada. — minha esperança se renovou!

Impeachment é logo ali

E dona Dilma, cuidado. Saia daí de onde estiver. Se tiver em Cuba trazendo médicos, ou por ai perdoando dividas, esqueça. Apareça para seu país. Porque um Impeachment é logo ali.

Abraços!

About Tassio Bruno

Tassio Bruno Ferreira Silva Estudante do Quinto semestre de Filosofia, Aqui na UFBA. Amante de boa arte, bom humor, e um critico afiado das coisas do mundo -- e de mim mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *