Dilma promete lutar de maneira obstinada pela erradicação da miséria
Dilma Rousseff tomou posse neste sábado (1º) como presidente da República e se tornou a primeira mulher a chegar ao cargo mais alto do país.
Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os brasileiros”.
– Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cindirá sobre o ombro de uma mulher.
Dilma agradeceu o agora ex-presidente ressaltando o legado deixado por ele. Segundo a nova presidente, ela terá a missão de consolidar as conquistas do governo anterior.
Para chegar ao Congresso, Dilma teve de desfilar em carro fechado, por causa da chuva que atingiu a capital federal. Ela embarcou na Catedral de Brasília e passou pela Esplanada dos Ministérios.
Escoltada pelos Dragões da Independência, ela acenou aos jornalistas que acompanhavam sua entrada no Congresso. Ao lado de seu vice, Michel Temer (PMDB), Dilma foi recebida pelo presidente do Senado, José Sarney.
Ao encerrar seu discurso, em que prometeu erradicar a pobreza, a nova presidente afirmou que “estende as mãos” aos partidos de oposição e que, de sua parte e da parte de seu governo, não haverá nenhum tipo de discriminação ou de privilégio.
– A partir deste momento, sou a presidenta de todos os brasileiros. Serei rígida na defesa do interesse público. A corrupção será combatida permanentemente.
Dilma se emocionou, e também lembrou a época em que militou contra o regime militar.
– Entreguei minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei adversidades extremas. Não tenho qualquer arrependimento, ressentimento ou rancor.
Dilma Rousseff deixou o Congresso Nacional, passou em revista às tropas e beijou a bandeira do Brasil.
Depois, iniciou desfile em carro aberto, junto com a filha, Paula Rousseff, rumo ao Palácio do Planalto. Lá, subiu a rampa ao lado do vice-presidente, Michel Temer. Ambos foram recebidos por Lula, que passou a faixa presidencial para Dilma. Quebrando o procolo, os dois trocaram abraços e beijos no rosto.
Por volta das 17h, Dilma discursou no Parlatório. Após o pronunciamento, recebeu cumprimentos de autoridades e chefes de Estado no Palácio do Planalto.
Depois, deu posse aos novos ministros. A presidente encerrou o dia participando de um coquetel no Itamaraty com chefes de Estado e autoridades.
Fonte: R7 e G1