Skip to content

O que o consumidor realmente quer em um Tablet PC?

Tudo o que sabemos é que o mercado dos Tablets e dos Smartphones tem crescido loucamente nos últimos dois anos. Na verdade o mercado tem crescido tanto que muitos entusiastas da tecnologia ja arriscam predições quanto ao fim do PC tradicional e dos notebooks.
Há bastante tempo, quando o acesso aos dispositivos móveis ainda era limitado, os fatores a serem considerados durante a escolha de um desses dispositivos era um tanto simples. Queriamos aparelhos que tivessem uma bateria que durasse, que não fossem tão pesados que deformassem nossa jaqueta e que guardassem os números dos nossos contatos. Simples!
Agora, no entanto, esses dispositivos são avaliados e divulgados em campanhas publicitárias de acordo com um grande número de fatores diferenciados: velocidade, tamanho da tela, duração da bateria entre outros.
Como somos curiosos, queriamos descobrir quais dessas características são consideradas as mais importantes na hora da escolha por um dispositivo movél. Para isso escolhemos um grupo de modelos da categoria dos Tablet Pc com tela de 8 a 10 polegadas e coletamos dados sobre a procura por esses dispositvos no Google para usar como uma aproximação do nível de interesse- preferimos nos focar nos Tablets já que exsitem muitos modelos de celulares.
Nós então selecionamos as principais caracteríticas técnicas (como a vida da bateria por exemplo) e analisamos o nivél de interesse por tablets (dentre os que haviamos escolhido como padrão) com baterias de tempos diferentes de duração.

Os resultados foram interessantes.
Por exemplo, ninguém se importa muito com o tamanho da tela. Também constatamos que não existe um aumento significativo no interesse por tablets com velocidade maior do que 1GHz..
A verdade é que a analise do volume da procura nos permite obrservar informações interessantes sobre quase qualquer assunto! E você? Descobriu alguma coisa recentemente por causa do volume da procura online?

Leon Baker é consultor da agencia de online marketing Mavens of London.
Texto traduzido por Claudia Marcotti