Cálculo Exato

Vício em Celulares está se tornando um problema de Saúde!

Acidentes, L.e.r. , depressão, irritabilidade: problemas causados pelo vício do celular tem preocupado a Organização Mundial de Saúde

Que os celulares têm feito cada vez mais parte das nossas vidas, ninguém tem dúvidas. Os preços tem caído cada vez mais e hoje já é possível ter um bom aparelho sem pagar muito (como o celular moto g por exemplo). Mas infelizmente, esse acesso a tecnologia móvel, tem trazido vários problemas para nossa sociedade, caso da nomofobia e também de descobertas feitas pela organização Mundial da Saúde, de que eles podem eventualmente causar câncer. Explicaremos melhor na notícia abaixo…

Nomofobia – vício em celulares

Uma recente pesquisa feita pelo provedor de serviços SecurEnvoy garante que a grande maioria dos usuários de dispositivos móveis sofrem de nomofobia, o medo de perder o celular. O nome da fobia vem do termo inglês “No-Mo” ou “No-Mobile”, e é descrita como “o medo ou sensação de angústia quando alguém se vê impossibilitado de se comunicar com os outros devido à ausência do seu celular ou smartphone”

Vício em Celulares

Sintomas da Nomofobia

  • Incapacidade de desligar o telefone;
  • Verificar obsessivamente chamadas, e-mails e mensagens de aplicativos;
  • Preocupação contínua com a duração da bateria;
  • Incômodos quando a rede não funciona direito;
  • Preocupação excessiva com a internet;
  • Tendência a passar cada vez mais tempo online;
  • Tentativas fracassadas de reduzir o tempo na rede;
  • Irritabilidade, depressão ou instabilidade de humor quando o uso da internet está limitado;
  • Usar a internet para escapar de problemas.

Embora possa parecer algo simples, a verdade é que a nomobia pode dar origem a problemas psiquiátricos graves, por isso, deve-se sempre procurar acompanhamento médico ou psicológico ao menor sinal de estar sofrendo dessa síndrome.

Celulares causando Câncer?

A conclusão está em um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) recentemente, na França, e vem ao encontro de hipóteses levantadas por diversos pesquisadores na última década. O estudo, realizado por uma equipe de 31 cientistas de 14 países analisou centenas de pesquisas sobre as consequências da exposição a campos eletromagnéticos, como os emitidos pelos aparelhos celulares.

Eles analisaram uma grande quantidade de dados e pesquisas feitas até agora. Veja bem: eles não fizeram nenhum novo estudo ou algo do tipo, apenas conferiram as conclusões de centenas de outros. Com isso, o grupo chegou à conclusão de que é possível que um tipo de câncer cerebral esteja ligado à radiação de celulares. Claro que ainda levarão anos para que se possa ter uma conclusão mais embasada, mas via de regra a orientação é para que não se abuse do uso desses aparelhos.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenham curtido essas super informações e que elas sejam úteis para vocês ok? Todo cuidado com o uso do seu celular ou smartphone pode ser pouco!

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *