Cálculo Exato

Temperatura chega à 41ºC em SC, e Sul registra ventos de 100 km/h

calor chega a 41ºC em SC

O calor intenso registrado na tarde desta terça-feira fez os termômetros marcarem 41°C na cidade de Criciúma, na região sul de Santa Catarina, segundo estação do Centro de Informações de Recursos Ambientais (Ciram). A Defesa Civil estadual está em alerta devido à mudança brusca do tempo e a chegada de uma frente fria que trouxe ventos de 100 km/h ao Estado, em Campo Belo do Sul, a 250 km da capital. No Paraná, o calor de 31°C registrado em Curitiba precedeu a chuva e ventos fortes. Em Cascavel, uma rajada de 100 km/h foi registrada no aeroporto de por volta das 14h.
Em Chapecó (SC) as rajadas chegaram aos 83 km/h e em São Joaquim, na região serrana do Estado, a 74 km/h. Ventos de 74 km/h foram registrados também em Marechal Cândido Rondon (PR), onde choveu cerca de 20 mm entre 13h e 16h, segundo a agência meteorológica Climatempo. Na região de Foz do Iguaçu (PR), o tempo virou ainda de manhã e, até as 16h, havia chovido aproximadamente 36 mm. Em Morretes, no litoral paranaense, o calor foi muito intenso e chegou quase a 35°C, enquanto cidades do norte do Estado registraram calor em torno dos 33°C.
Na capital de Santa Catarina, os termômetros marcaram 31°C e o ar abafado trouxe a sensação térmica de um dia ainda mais quente. Apesar do calor intenso, o vento acabou afastando os banhistas das principais praias. A Lagoa da Conceição atraiu vários praticantes de esportes como o kitesurfe e windsurfe. “O dia está para ficar na água e curtir a velocidade desses brinquedinhos”, disse Felipe César Campos, 34 anos, que tirou a tarde de folga para participar de uma aula de windsurfe.
A meteorologista do Ciram Marilene de Lima afirmou que uma forte instabilidade pode atingir a costa catarinense na noite desta terça e madrugada de quarta-feira. Estão previstas rajadas intensas de vento e descargas elétricas. “Para a quarta-feira o tempo deve voltar a melhorar, mas sem o calor registrado nos últimos dias”, afirmou.
Durante a noite de hoje, o Paraná deve permanecer em alerta, pois há risco de temporais. A temperatura cai bastante amanhã e os próximos dias serão com noites e manhãs relativamente frias. O sol volta a predominar na quinta-feira.
Fonte: terra

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *