Pássaro Diamante de Gould: Cuidados e Reprodução

Sem nenhuma dúvida, quando se trata de pássaro exótico, o Diamante de Gould é uma das espécies mais exóticas que a raça humana conhece e estuda.

O colorido de suas penas chama a atenção de todos que o conhecem. Possui o nome científico de Erythrura gouldiae, e pertence à família Estrildidae originário da Austrália.

O diamante de Gould foi descoberto em 1844 por John Gould, um ornitólogo britânico sendo uma árvore muito tranquila e também muito saltitante quando encontra-se em cativeiro.

Quando livre em seu habitat natura,l é encontrado sob três formas que está relacionada a cor predominante: diamante Gould de cabeça vermelha, cabeça preta ou cabeça laranja. Mas quando em cativeiro pode ser encontrado com outras predominâncias de cores devido a cruzamentos que ocasionaram em mutações genéticas.

Características físicas do Diamante de Gould

Assim que nascem eles possuem uma coloração rosada e suas primeiras penas levam de 11 a 14 dias para começarem a aparecer. Quando adultos chegam a medir cerca de 12 a 14 cm.

As fêmeas dessa espécie possuem caudas menores quando comparadas com as dos machos e também são menos coloridas, isso facilita a sua camuflagem quando se encontra no ninho para evitar a presença de predadores.

Já os machos são mais coloridos e o seu bico é amarelo claro, as suas cores variam entre o verde, o amarelo, o roxo, o branco, o preto e o vermelho.

Alimentação do diamante de Gould

Quando estão na natureza a preferência de alimentação é de sementes que podem ser facilmente encontradas nos galhos altos de algumas árvores e também de pequenos insetos.

Quando criados em cativeiro geralmente comem sementes (alpiste, gergelim branco), farinhas, verduras (principalmente chicória), casca de ovo de galinha triturada, também comem areia média de rio bem lavada que auxilia no processo da digestão.

Gaiola para diamante de Gould

Por serem aves muito sociáveis, eles geralmente pretendem estar em companhia de outros de sua espécie, por mais que sejam amigáveis com seus donos a falta da companhia de outra ave de sua espécie irá afetar a sua socialização.

Por esse motivo é importante comprar uma gaiola bem grande, a maior que seja possível, com uma área que proporcione pequenos voos na horizontal. O ideal é que a gaiola seja mais de um metro para cada ave.

É interessante também colocar alguns saltadores de madeira em sua gaiola, assim criará um efeito de várias alturas de aterrisagens possíveis para as aves. Colocar potes com feno macio ou algodão para que eles tenham ainda mais opções de aterrisagem.

Coloque os recipientes de comida e água em um local longe dos saltadores, para que assim não corram o risco de ficarem cheios de excrementos. A manutenção da limpeza da gaiola também é primordial para que o pássaro se sinta feliz em seu novo e adaptado habitat.

Pássaro diamante de Gould

Reprodução

Quando é chegada a hora da reprodução, o macho corteja a sua fêmea com uma bela dança. Ele vai até a fêmea se curva perante ela e permanece balançando a cabeça por um dez segundos. Após isso ele começar a dar pequenos saltos apontando a sua calda em direção à fêmea, é um grande espetáculo.

Ele permanece com o olhar fixo nela e seu peito estufado até que eles, enfim acasalam. A fêmea geralmente põe de 4 a 6 ovos e ambos ajudam a chocar os ovos, sempre se revezando inclusive após o nascimento os dois permanecem juntos cuidando dos filhotes.

Média de preço

A comercialização legal do diamante de Gould varia muito da região e de quem comercializa, no entanto, a média de preço de R$ 30,00 a R$ 100,00, a variação leva em conta a cor que a espécie expressa com maior intensidade.

É importante lembrar que apesar de não estar ameaçada de extinção é uma ave que sofreu uma diminuição na sua população e por ser muito cobiçada acaba sendo alvo de caçadores. Comprar um animal de estimação em um local apropriado é o primeiro passo para combater a biopirataria.

Veja também: Pássaros Silvestres

Cuidados

Você poderá criar casais ou também aves do mesmo sexo caso não deseje que eles se reproduzam. Evite os agarrar à força (só em caso de extrema urgência) pois esse tipo de situação provoca-lhes um stress muito grande. Mas se for bem cuidado desenvolve um ótimo relacionamento com o seu dono.

Canto do Diamante de Gould

Essa ave possui um canto muito melodioso, no entanto não alcança distâncias muito longas, justamente por isso é possível encontrar sons do Diamante de Gould para baixar na internet e assim ser possível desfrutar do canto da ave caso você ainda não tenha uma.

Animais são excelentes companheiros para ser humano, cuidar de uma ave desenvolve muito o senso de responsabilidade, carinho e percepção de novas espécies. Se aproximar mais da natureza nos transforma em seres humanos melhores e o Diamante de Dould é uma excelente escolha de animal de estimação.

Leave a Reply