Morre aos 79 José Alencar, ex-vice Presidente da República


Morreu às 14h41 nesta terça-feira (29), aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar, que lutava contra um câncer desde 1997. Segundo boletim médico, divulgado às 15h, o ex-vice faleceu em decorrência da doença e “de falência de múltiplos órgãos”.

O corpo do ex-vice-presidente será velado a partir das 10h30 desta quarta-feira (30) no Palácio do Planalto, em Brasília.Inicialmente, o velório estará restrito a autoridades, mas, posteriormente, será aberto ao público. O corpo de Alencar também será velado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na quinta-feira (31) pela manhã. O enterro também será em Belo Horizonte.

Nos últimos anos, as sessões de quimioterapia e as hospitalizações fizeram parte da rotina de Alencar. Desde 1997, ele enfrentou 17 cirurgias para extrair tumores malignos. O câncer na região do abdome foi descoberto em 2006. O empresário também enfrentou câncer no rim, no estômago e na próstata. Casado há 55 anos com Mariza Gomes da Silva, de 75 anos, deixa três filhos (Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia) e sete netos.

Em Coimbra (Portugal), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que frequentemente visitava Alencar, acompanhava o estado de saúde do amigo. Ele chegou a telefonar para o médico do ex-vice-presidente e já anunciou que antecipará sua volta. Alencar tinha recebido alta do Hospital Sírio-Libanês há 12 dias. E disse, em janeiro, que lutava para não morrer.

Veja vídeo da entrevista coletiva de Dilma e Lula em Coimbra/Portugal

 

Leave a Reply