Cálculo Exato

As dez imagens científicas mais incríveis de 2009

As 10 imagens mais sensacionais do ano 2009, confira aí:

1) Pêlos do ouvido
A gente nunca pensou que pêlos do ouvido fossem tão fascinantes. Nessa foto, você está vendo estranhas células capilares em crescimento. Esses pelinhos se movimentam com a passagem do som. E bota “inhos” nisso: a foto foi ampliada 21 mil vezes (!) para ficar desse tamanho. Legal, né?

2) Explosão
É, essa explosão foi braba. Os raios e a fumaça aí na foto foram causados pelo impacto de uma erupção do vulcão Chaitén, em maio, no Chile. A situação ficou preta para os moradores da região, que precisaram evacuar a área às pressas.
                                   
3) Ferrofluido
Mãe, vamos colocar um ferrofluido na guirlanda lá de casa! Não é lindo, gente? Sério. Não parece uma daquelas substâncias perigosíssimas e caras que a gente vê em filmes de ação? Pois fique sabendo que ferrofluido pode não ser o novo salvador da espécie humana, mas é caro: um litro dessa substância magnética custa módicos 165 dólares. Pelo menos é fácil de produzir em casa…
                                        
4)  Colisão LHC
Não, não é um jogo de videogame dos anos 80. É a primeira colisão do LHC (Large Halidron Collider) transmitida por um detector! Essas barrinhas coloridas não passam de representações gráficas das partículas subatômicas em colisão. LHC, a gente sempre apostou em você, cara!
                                                                                                  
5) Foguete Atlantis na frente do sol
Simples e bonito: a trajetória do Atlantis na frente do sol, antes do Hubble ser lançado. É claro que a distância entre o astro-rei e o ônibus espacial da NASA é bem maior do que parece, né gente?
6) Formigas coloridas
Formigas coloridas! Os cientistas da Universidade do Arizona marcaram pontos de tinta nos insetos para rastrear suas atividades ao longo do dia com mais facilidade. Pelo menos o efeito ficou bacana, né?

7) Maior roda gigante do mundo
A maior “roda gigante” do mundo. Essa é a Flyer, que serve como torre de longo alcance em Cingapura. A roda é mais alta e abrange uma área de visão maior do que sua “irmã” britânica, a London Eye. Parece uma pintura!
                                                                                

8) Uma explosão tecnológica
Um descuido no mundo da nanotecnologia causa um baita efeito, não acha? Todas essas explosões foram causadas por um descuido do engenheiro físico Fanny Béron, da Escola Politécnica de Montreal. O cientista estava criando partículas de 17u nanômetros quando deixou o “fogo ferver” e… bom, isso aí que você está vendo. Pelo menos a foto levou um prêmio.
                                                                                      
9) Efeito de um fotoresistente
Ah, essas ciências psicodélicas. Na foto, você está vendo o efeito de um fotoresistente em um circuito sendo preparado para o laboratório. O engraçado é que o efeito e as cores que aparecem na foto remetem às cores quentes do Sol, que costuma causar reações nos fotoresistentes. Dá até uma dorzinha no olho…
                                                                               

10) Geada produzida artificialmente
Inverno? Que nada! Na última imagem do nosso top 10, você confere uma geada produzida artesanalmente pelo artista Roger Hiorns, que transformou um galpão abandonado em Londres na nova casa do Mr. Freeze.
                                                                            
E aí, gostou das incriveis imagens? Achou que faltou uma imagem bacana? Comenta aí e diz qual!
Fonte: Popular Science
Fé e esperança são as luzes que devem nos iluminar nesta época de reflexão. Boas Festas!!!
5 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *