Cálculo Exato

Os 10 alimentos que mais trazem mais felicidade

O chocolate está entre estes 10 alimentos, só de vê-lo da uma sensação incrível de prazer

O prazer da comida não vem apenas de seu sabor e da sensação reconfortante depois de fazer uma deliciosa refeição, por que comer provoca uma confortável sensação de bem-estar já que suprimos as necessidades físicas do nosso organismo, mas há alimentos específicos que comprovadamente possuem propriedades capazes de provocar a sensação de bem-estar, bom humor e tranquilidade. Em outras palavras, eles nos deixam mais felizes.

De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, essas comidas aumentam a produção de neurotransmissores (principalmente a serotonina) responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e pela criação dessas sensações. Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos.

Mas não adianta consumir apenas alimentos com esse tipo de substâncias. Estes efeitos só são obtidos quando o consumo é frequente e há equilíbrio na alimentação, com respeito às quantidades necessárias para que o corpo se mantenha saudável.

Abaixo segue uma lista com 10 alimentos que são obrigatórios para um prato e dias mais alegres. Confira:

Chocolate

Comer chocolate é considerado por muita gente como uma fonte de felicidade. Mas não é apenas por seu gosto doce. É que o chocolate, como a aveia e o grão-de-bico, é rico em triptofano e ainda possui teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem efeito estimulante, e magnésio.
É por isso que mulheres em Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM, parecem ter mais necessidade de comer chocolate. Estudos comprovaram que o magnésio ajuda a aliviar esses sintomas.

Frutos do mar


Os frutos do mar trazem zinco e selênio, dois minerais que ajudam a trazer mais felicidade e a melhorar o funcionamento do cérebro. Enquanto o primeiro aumenta a atenção, o segundo é eficaz no combate à depressão.
Sem o selênio, o corpo fica mais vulnerável a problemas como fadiga, dor muscular e fraqueza. Entre vários outros efeitos, a falta do zinco faz com que aumente o risco de apatia, cansaço e depressão.

Pimenta


Além de ajudar a emagrecer, por aumentar o metabolismo, a pimenta dá sensação de euforia, reduz o estresse e melhor a depressão. Tudo isso é efeito da chamada capsaicina, que dá o sabor ardido ao tempero.
Esse elemento, segundo Roseli Rossi, estimula as terminações nervosas da língua, o que faz crescer a produção de endorfinas.

Salmão


Além de diminuir os níveis de colesterol do sangue e melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, o ácido graxo ômega 3 presente no salmão é muito importante para manter o bom humor.
Segundo a nutricionista Roseli Rossi, esse elemento aumenta a eficiência dos receptores de serotonina no cérebro e, por isso, proporciona mais felicidade. Sem ele, as reações de mau-humor são quase certas

Banana

Reunindo vários nutrientes presentes nos alimentos anteriores, a banana é uma boa opção para ficar mais feliz por meio da alimentação. Em sua composição há triptofano, magnésio, carboidratos, potássio, e as vitaminas B6 e biotina. Também chamada de piridoxina, a vitamina B6 previne depressão, ansiedade, irritação e ainda atua no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores.

Espinafre


Não é à toa que o personagem de desenho animado Popeye se fortalece e fica renovado quando come espinafre. Esse vegetal folhoso pode ser uma boa arma contra a tristeza, já que contém potássio e ácido fólico.
Ambos os elementos ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas. Além de depressão, a ausência deles no organismo é responsável por problemas como cansaço, insônia, fraqueza, apatia, entre outros efeitos.

Grão-de-bico

Com o grão-de-bico, a produção de serotonina no corpo ganha um upgrade, já que o alimento é rico em triptofano, o aminoácido responsável pelo bom humor. De acordo com a nutricionista, quando se consome carboidratos, também presentes no grão-de-bico, eles estimulam a passagem de triptofano para o cérebro, ajudando na produção de serotonina e na sensação de felicidade.
A leguminosa tem ainda magnésio, que, de acordo com a nutricionista proporciona relaxamento, reduz a ansiedade e o estresse.

Laranja


Por conter vitamina C e cálcio, a laranja é eficiente na melhora do humor, no relaxamento muscular e no combate ao estresse. Pesquisas indicam que esse efeito acontece porque, entre outros benefícios, a vitamina C diminui a quantidade de hormônios do estresse no sangue e reduz fatores que indicam o estresse físico e emocional, como a perda de peso, por exemplo.
Outros alimentos que contém grandes quantidades de vitamina C, como a acerola e o brócolis, podem ter o mesmo efeito no combate ao estresse e na melhor do humor.

Mel


Além do alto índice de glicose presente no mel, que provoca sensação de prazer devido à serotonina liberada, esse alimento possui minerais como o potássio e cálcio. Esses dois elementos possuem ação contra a depressão e ajudam a acalmar.
Assim como o chocolate, o mel pode ser uma boa alternativa para mulheres que sofrem de TPM, pois ele ajuda a melhorar o humor e reduzir a irritação desse período.

Aveia

Composto por carboidrato e grande fonte do aminoácido triptofano, a aveia ajuda o organismo a liberar serotonina e, com isso, provoca a sensação de felicidade. Com o crescimento dos níveis cerebrais de serotonina, os sintomas de depressão e insônia se reduzem, de acordo com a especialista.
Esse processo acontece porque o cereal favorece a produção do neurotransmissor, pois facilita a passagem do aminoácido pela barreira hematoencefálica, membrana presente no encéfalo que “filtra” as substâncias químicas do sangue para o cérebro.

Aproveite para ler também:

E você sabe de mais alimentos que trazem felicidade? Concorda com esta lista, opine, deixe aqui seu comentário, sua sugestão. Compartilhe conosco.

 

Com informações Exame

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *