Cálculo Exato

10 cursos online gratuitos para empreendedores

10 dicas de cursos online e gratuitos para você que é empreendedor.

Um levantamento feito pela Endeavor, instituição que apoia empresas de alto crescimento, mostrou que os empreendedores que estudam e buscam conhecimento fica mais confiante para começar uma pequena empresa. Não é segredo para ninguém que manter-se atualizado é essencial para quem tem um negócio.

Apesar da rotina frenética dos empresários, é possível usar as horas vagas e não gastar nada para fazer cursos online. Veja a seguir uma seleção com dez opções de aulas na internet que os empreendedores podem fazer de graça. Os assuntos vão desde fundos de investimento até engenharia para startups.

Curso online

1. Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores

Oferecido pela FGV Online, o curso Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores tem 40 horas de duração e aborda os vários aspectos deste mercado. Há oito módulos, distribuídos por temas como processo de investimento, empreendedorismo e estudos de caso. O curso gratuito é resultado de uma parceira entre o Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV-EAESP (GVCepe) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

2. Desenvolvimento rápido de produtos inovadores para mercados emergentes

O curso oferecido pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México, através do Coursera, fala sobre as metodologias para a inovação em mercados emergentes. As aulas são em espanhol e próxima turma começa em maio. Serão discutidos temas como tendências sociais e tecnológicas e o comportamento do consumidor.

3. Empreendedorismo Tecnológico

O curso online Technology Entrepreneurship, oferecido pela Universidade de Stanford, fala sobre os conceitos básicos das empresas que fizeram do Vale do Silício um polo de startups. As aulas vão falar sobre como os empreendedores unem tecnologia e uma oportunidade de ganhar dinheiro. O curso é em inglês.

4. Formação do Preço de Venda

A precificação de produtos costuma causar dúvidas na maioria dos pequenos empresários. O Programa Varejo Fácil, do Sebrae, oferece o curso Formação do Preço de Venda. Entre os conteúdos das aulas estão custos e despesas fixas, definição de preço de venda e cálculos essenciais. São 15 horas que podem ser cursadas em até 30 dias. A instituição recomenda que os alunos dediquem ao menos 3 horas e 45 minutos por semana ao projeto.

5. Contratação de Trabalhadores

O curso Contratação de Trabalhadores, oferecido pela FGV Online, ajuda os novos empreendedores a entenderem melhor a relação com a equipe, além de esclarecer questões sobre salário. O custo de contratação e o trabalho temporário também fazem parte dos temas das aulas. A carga horária é de 5 horas.

6. Contabilidade na prática

Geralmente, as pequenas empresas contam com um profissional para ajudar a fazer a contabilidade. Isso não significa que os empreendedores não precisam entender como os cálculos são feitos. No curso Contabilidade na prática, do iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância), os alunos aprendem sobre os regimes tributários, certificação digital e folha de pagamento, por exemplo.

7. Procedimentos para Exportação

O Sebrae oferece um curso online sobre procedimentos para exportação para quem estiver pensando em levar a marca a outros países. No curso, os empresários têm aulas sobre trâmites burocráticos, o sistema mundial de classificação das mercadorias e normas internacionais. São seis módulos ensinados durante 20 horas de curso.

8. Plano de Negócios

Este curso é indicado para quem está começando a elaborar um plano de negócios. As aulas do iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) falam sobre as etapas do plano, o planejamento financeiro, o estudo de mercado, concorrência e estratégias.

9. Introdução às finanças

O curso de introdução às finanças é oferecido pela Universidade de Michigan, através do Coursera. As aulas serão uma introdução a ferramentas de medir valor e risco, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Além disso, ajuda a criar métodos para tomar decisões. Não há pré-requisitos, mas é preciso ter um senso de “curiosidade e atitude”. As aulas são em inglês.

10. Engenharia para startups

Quem compreende bem o inglês pode aproveitar os cursos online da Universidade de Stanford, como o de engenharia para startups. Serão ensinadas as ferramentas e habilidades essenciais para criar uma empresa de tecnologia. Conhecimento básico em programação é essencial. O curso é disponibilizado pelo site Coursera.

 

Exame

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *