A presidente eleita, Dilma Rousseff, e seu vice, Michel Temer, tomam posse no dia 1º de janeiro. O evento está marcado para as 14h e começa com a sucessora de Lula embarcando no Rolls Royce presidencial, em frente à Catedral de Brasília, para o desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.
Ainda não se sabe quem irá acompanhar Dilma, mas a presidente tem a prerrogativa de escolher. Como não é casada, ela pode optar pela filha ou pela mãe, mas também há a hipótese de ir sozinha. Temer segue o desfile em outro carro, que vai logo atrás do da presidente eleita.
Veja a programação do dia da posse
14h10 – Dilma sairá da Catedral de Brasília em direção ao Congresso Nacional a bordo do Rolls Royce presidencial.
14h30 – Cerimônia no Congresso Nacional. Na presença de deputados e senadores, a presidenta eleita e seu vice-presidente, Michel Temer (PMDB), serão empossados.
16h – Dilma deixará o Congresso a bordo do Rolls Royce em direção ao Palácio do Planalto.
16h30 – Será recebida na rampa do Palácio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Lula irá transmitir a faixa à presidente eleita.
17h – Dilma discursará no parlatório do Planalto.
18h30 – A presidente oferecerá um coquetel no Palácio do Itamaraty para autoridades e missões estrangeiras enviadas especialmente para a posse.