Skip to content

Um banho por dia, durante 5 minutos é o ideal para a saúde

Banho é um hábito que vem do Antigo Egito, chegou até nós pelos indígenas e hoje faz parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente por sermos um país tropical. Muitas pessoas tomam, inclusive, mais de uma chuveirada por dia, sobretudo ao acordar e antes de dormir. A dermatologista Márcia Purceli e a pediatra Ana Escobar explicaram num programa de TV como tomar um bom banho, qual o melhor tipo de toalha e sabonete e a temperatura ideal da água. Elas também falaram sobre a duração recomendada de um banho por dia, os locais que mais devem ser lavados e como cuidar de um recém-nascido nessa hora.
banho

Chuveiro

Enquanto os britânicos se banham 5,6 vezes por semana e os americanos 7,4, os brasileiros ligam o chuveiro 20 vezes nesse mesmo intervalo. Os dados são de um estudo encomendado no ano passado pela Reckitt Benckiser, indústria que fabrica produtos de higiene e cuidados pessoais. A pesquisa também mostrou que 88% das pessoas tomam banho pela manhã.

5 minutos são suficientes para o banho, de preferência com água morna. Isso porque, quando tomamos banho, retiramos a camada de gordura fundamental para a lubrificação da pele.
Uma água muito quente resseca a pele porque arranca a oleosidade natural. É como quando lavamos louça com água bem quente, que desengordura mais. Já o banho frio não faz bem, pois muda drasticamente a temperatura do corpo, que é de cerca de 36° C. O ideal é mantê-la estável.
A melhor hora para passar creme hidratante é após o banho, quando os poros estão mais abertos e a pele absorve melhor a substância.

Esfoliante é indicado uma vez por semana, para não retirar a camada de proteção. Uma dica caseira é fazer uma papinha com açúcar e água e passá-la nas camadas mais grossas da pele, como calcanhares, cotovelos, joelhos e laterais dos pés.
O sabão de coco não deve ser usado no banho, pois, ao contrário do que muita gente diz, ele não é neutro.
Os tipos mais comuns de sabonete são: glicerinado, hidratante, antibacteriano e esfoliante. No caso do líquido, um pote de 300 ml deve durar um mês inteiro.

E você, quantos banhos costuma tomar?

 

Com informações do G1