Skip to content

Transformações: O antes e depois das personagens feias do cinema.

Talvez os mais utópicos não gostem de admitir, mas a beleza e o bom-senso fashionista se tornaram as mais fortes razões para que você se sinta bem – ou não – dentro do convívio social. E o cinema retrata isso, talvez de forma exagerada e um tanto superficial, mas muito bem: alguém já viu um personagem loser ser bonito ou bem-vestido? Provavelmente, não. Eles, geralmente, têm potencial para serem bonitos e/ou bem-vestidos, mas sempre começam a história com o pior visual possível. A transformação é o ponto alto da trama e quase sempre traz mais experiências desagradáveis do que boas.

Andy (Anne Hathaway), de “O Diabo Veste Prada”, que o diga! A jornalista recém-formada vira motivo de piada na redação da badalada revista de moda Runway, por causa de seu estilo, que era um pouco, digamos, ultrapassado. Como está disposta a fazer praticamente de tudo para se firmar na carreira, Andy vira uma verdadeira it girl e, de fato, conquista seu espaço: se torna o braço direito da chefe, a impiedosa Miranda Priestly (Meryl Streep), e é escalada por ela para se aventurar durante a Semana de Moda de Paris. No entanto, o novo estilo – de se vestir e de viver – da jornalista não agrada a todos: os amigos e até mesmo Nate, namorado de longa data de Andy, se sentem substituídos pelos compromissos de trabalho e pelas roupas de marca da garota.

Andy após o up no visual

Em “Meninas Malvadas”, Cady (Lindsay Lohan) chega aos Estados Unidos e, na escola, se torna praticamente uma atração de zoológico quando todos descobrem que ela foi criada na África. A adolescente faz amizade com os freaks do colégio, mas sente a necessidade de integrar o grupo das populares. Para isso, Cady dá aquele upgrade no visual e adota roupas curtas e justas. Para completar o novo estilo, passa a fazer piadas sobre as pessoas que, assim como ela fora um dia, não se enquadram no “perfil” das populares da escola. E depois da transformação, vejam só como a garota se modernizou e começou a arrasar corações:

Cady deixa de ser caipira e vira patricinha

Nem Laney (Rachael Leigh Cook), a CDF metida a artista de “Ela é Demais”, que não liga para a aparência, escapa dos problemas causados pelos padrões de beleza impostos pela sociedade. No filme, Zach (Freddie Prinze Jr.), que faz parte do time dos populares, aposta com um amigo que conseguirá transformá-la em rainha do baile dentro de seis semanas. Durante o desafio, Zach descobre que a aparência não é a única coisa que importa e se apaixona pela garota. No entanto, à essa altura do campeonato, a confusão já está armada. Mas o final não poderia ser outro:

Mudanças são sempre bem vindas

Assim como Laney, Mia (Anne Hathaway), de “O Diário da Princesa”, não liga muito para o que pensam sobre sua aparência. Além de extremamente tímida, a adolescente é dona de uma péssima postura e de cabelos indomáveis, entre outros “atributos”. E, para superar a feiura, prefere se autointitular “invisível”. No entanto, quando descobre que é a única herdeira do trono de Genóvia, Mia é obrigada a adotar um visual digno de princesa: alisa os fios, ganha aulas de etiqueta e surpreende sua maior rival, a popular Lana (Mandy Moore), ao aparecer belíssima no colégio. Após a transformação, até mesmo o cobiçado Josh (Erik Von Detten), que sempre foi a paixão da futura princesa, resolve dar bola para ela. No entanto, quem não gosta da “nova Mia” é Michael (Robert Schwartzman), que sempre gostou da menina, mesmo – e principalmente – quando ela era invisível.

Mia: de fera a bela

Em todos estes filmes – e nos não-citados também -, a lição que fica sempre é: boa aparência definitivamente não é sinônimo de felicidade e sucesso. Claro que não seremos hipócritas de dizer que ser bonito e estar na moda não trazem bons resultados – sem isso, Andy não teria conquistado um espaço no mundo jornalístico;  Cady seria a típica garota do interior para sempre; Laney continuaria reclusa em seu mundo de artista; e Mia, coitada!, ainda teria cabelos indomáveis e uma péssima postura.
Mas, como a maioria das coisas na vida, o segredo é encontrar o equilíbrio: acreditar que a moda e a beleza são atalhos para o sucesso não faz sentido. Mas sentir-se bem consigo mesmo é fundamental. Porque, (in)felizmente, as pessoas só passam a ver você de uma forma melhor quando você passa a se enxergar de uma forma melhor. E, se isso significar ser mais bonito e moderno: por que não?



Fonte: cinema com rapadura