A Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveu um aparelho que garante aos surdos a possibilidade de conversar por linguagem de sinais pelo celular. Chamado MobileASL, a tecnologia amplia a qualidade da imagem na região das mãos e do rosto do usuário, deixando o vídeo mais leve que o convencional.
O produto consegue também reconhecer os movimentos do usuário, e assim identifica se ele usa ou não a linguagem de sinais, o que faz com que a bateria dure mais durante a conversa.
O mecanismo será testado por sete semanas por voluntários da universidade. Segundo os pesquisadores, a maioria dos participantes prefere as conversas por e-mail ou via mensagens de textos para comunicação à distância.
Tong Song, estudante da universidade e parte do grupo de testes, o sistema surge como uma alternativa. “Mandar SMS às vezes é muito lento, porque você envia a mensaem e não tem certeza se a outra pessoa já vai ler. Se você usa esse tipo de telefone, é possível conversar em tempo real, o que economiza muito tempo”, informa.