Redução de IPI para carros é prorrogada até 31 de dezembro

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (24), durante a cerimônia de abertura do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a prorrogação da redução do IPI para automóveis. A desoneração para veículos encerraria no final de outubro, mas agora seguirá até o dia 31 de dezembro.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o IPI foi prorrogado novamente para que a indústria continue “vendendo bem e fazendo investimentos”.
“Nós tivemos uma boa reação da última desoneração, que vigorou nos últimos dois meses ( setembro e outubro). Queremos que isto se mantenha até o final do ano”, argumentou.

IPI Reduzido para carrosA redução do IPI foi anunciada no dia 21 de maio como um pacote de medidas para para estimular à economia brasileira, entre eles a redução de IPI para carros. Esta redução terminaria em 31 de agosto, mas com o aumento das vendas de carros novos no segundo trimestre de 2012 tiveram alta de 33,4% sobre o primeiro trimestre a medida foi prorrogada pela primeira vez até 31 de outubro.

O ministro da Fazenda acrescentou que o governo, com a medida de prorrogar pela segunda vez até 31 de dezembro a redução do IPI, quer assegurar preços mais baixos neste final de ano.

“Se nós suspendêssemos a desoneração, provavelmente as empresas iriam aumentar os preços e recolocar o IPI em novembro e dezembro. Nós queremos que os preços continuem baixos. O Brasil hoje é um dos poucos países que está atraindo novos investimentos na indústria automobilística. Nos outros países, nós estamos vendo anúncios de fechamento de fábricas de automóveis”, disse o ministro, Guido Mantega.

A renúncia fiscal com a nova prorrogação para veículos é de R$ 800 milhões, considerando os meses de novembro e dezembro. Mantega enfatizou ainda que a medida ajuda a garantir investimento e emprego.
A redução de IPI anunciada segue as mesmas condições divulgadas anteriormente. Desta forma, até 31/12/2012, fica mantido o quadro abaixo:

Redução do IPI vai até 31 de desembro

Imagem: G1

Leave a Reply