A Rio+20 será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Rio 92.
Rio+20 O futuro que queremos
De 20 a 22 de junho o Brasil sediará um das Conferencias mais importantes da ONU, a Rio+20 (A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável). Pois bem, você já deve ter ouvido falar nela, seja na TV, na internet, na escola, na faculdade ou no trabalho, mas você sabe o que ela significa? O que é a Rio+20? O que ela representa?
Vamos aqui fazer um breve relato do que é a Rio+20 e usamos como fonte o site da Conferência http://www.rio20.info
O ano de 1992 é considerado um marco quando o assunto é meio ambiente. Há vinte anos, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Cúpula da Terra ou Rio 92, reuniu 172 países que, pela primeira vez, discutiram problemas ligados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sob uma perspectiva global.
O evento Rio+20 recebeu este nome porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Cúpula da Terra (Rio 92), também promovida pela ONU, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.
O evento rendeu a criação de vários documentos importantes – como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica.
Mais do que um balanço da implementação dos compromissos assumidos em 1992, o encontro tentará avançar em uma proposta de economia verde que concilie crescimento econômico com baixas emissões de carbono.
Em junho, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. Nessa conferência, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reunirão para determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.
Segundo Brice Lalonde (Coordenador Executivo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), esta é uma oportunidade histórica para desenvolver ideias que possam promover um futuro sustentável – um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos. “O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo”, disse Brice.
“A Rio +20 diz respeito aos próximos 20 anos e não apenas os 20 anos que se passaram entre agora e 1992. Precisamos fazer periodicamente um balanço para ver se alcançamos os objetivos determinados pelos nossos chefes de estado, se é necessário revê-los ou criar novos e ver se a solidariedade coletiva e as Nações Unidas continuam a trabalhar bem, além de analisar se os países nesses tempos de crise não estão caindo no perigoso “cada um por si”“, disse Lalonde.
O conceito de sustentabilidade foi publicado em 1987, ou seja, alguns anos antes da Cúpula da Terra no Rio em 1992 pela Comissão das Nações Unidas liderada pelo Dr. Brundtland.
Para o coordenador da conferência, esta é uma oportunidade histórica para desenvolver ideias que podem trazer um futuro sustentável – um futuro com mais postos de trabalho com fontes de energia limpa, com maior segurança e com um padrão de vida decente para todos. “A Rio +20 será um dos encontros mundiais mais importantes do nosso tempo para o desenvolvimento sustentável”, disse ele.
Objetivo da Conferência
O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
Temas da Conferência
Os dois temas em foco na Conferência serão:
- Uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
- O quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
“A Rio+20 será uma das mais importantes reuniões globais sobre desenvolvimento sustentável do nosso tempo.”
– Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon
Rio+20 – O futuro que queremos
Rio 92: Saiba como foi
Neste vídeo produzido pela TV ONU, com tradução e legenda do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), você pode acompanhar como foi a Cúpula da Terra, a mais importante conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento, também conhecida como Rio 92.