O fabricante americano de telefones celulares Motorola apresentou seu primeiro tablet multimídia, o Xoom, que usa a última versão do sistema operacional Android desenvolvido pela Google e batizado de Honeycomb (em português, favo de mel).
O chefe de Motorola Mobility, Sanjay Jha, disse, durante a abertura da CES (Consumer Electronic Show), em Las Vegas, nos Estados Unidos, que o Xoom será o primeiro aparelho do mundo a usar o Android Honeycomb, concebido apenas para equipar tablets. O aparelho estará à venda nas lojas a partir de março.
Com tela sensível ao toque, o Xoom (que se pronuncia “zum”) é uma das pranchetas eletrônicas mais esperadas dos 40 a cem modelos que podem ser apresentados nesta semana, em meio à ânsia dos fabricantes por competir com o bem-sucedido iPad da Apple, lançado em abril do ano passado.
O tablet com rede 3G – e 4G para o fim do ano – tem tela de 26 cm de diagonal e tamanho parecido ao do iPad.
Ao contrário do modelo da Apple, o lançamento da Motorola possui duas câmeras, uma na frente e outra no verso, e permite a visualização de vídeos em formato Flash, que estão proibidos nos aparelhos móveis da empresa de Steve Jobs.