Barracões das escolas atingidas |
Após quase quatro horas, bombeiros conseguiram controlar, por volta das 11h desta segunda-feira (7), o incêndio de grandes proporções que atingiu a Cidade do Samba, na Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro. O fogo começou pouco depois das 7h.
Segundo agentes que estão no local, a situação já está sob controle, mas o trabalho ainda não foi concluído porque há riscos de novos focos de incêndio.
O relações públicas dos Bombeiros, o tenente-coronel Alexandre Rocha, disse que o fogo começou no barracão da Grande Rio, escola mais afetada, e se alastrou rapidamente pelos barracões da União da Ilha e Portela e pelo espaço cultural da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).
Ainda segundo Rocha, há riscos de desmoronamentos em alguns pontos dos barracões, principalmente os da Grande Rio e Portela.
Um bombeiro e um homem de aproximadamente 30 anos foram intoxicados com a fumaça. O militar foi levado para o hospital da corporação, enquanto o homem foi encaminhado para o hospital Souza Faria, no centro.
Cerca de 120 bombeiros de quatro quartéis e com 20 veículos levaram mais de quatro horas para combater as chamas, que puderam ser vistas de vários pontos da capital e até deNiterói, cidade na região metropolitana do Estado.
O prefeito Eduardo Paes prometeu ajuda em dinheiro para a Grande Rio, a União da Ilha e a Portela. Ele disse que pretende conversar com o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, para decidir a melhor forma de ajudar as escolas. Os recursos podem ser da própria prefeitura ou vir de parcerias com a iniciativa privada.
Portelense, o prefeito defendeu que a Liesa altere o regulamento para que nenhuma escola seja rebaixada no Carnaval 2011.