Skip to content

Horário de verão chega ao fim no dia 26 de fevereiro

Atrase seu relógio em uma hora à meia-noite de domingo, quando termina o horário de verão.

Quem já estava acostumado com o sol brilhando, até mais tarde terá que se habituar novamente com a chegada da noite um pouco mais cedo.

Termina dia 26 de fevereiro o horario de verão brasileiro. É momento dos brasileiros atrasarem os relógios em uma hora. A alteração iniciada no dia 16 de outubro de 2011 chega ao fim à zero hora deste domingo, dia 26 de fevereiro. Ao contrário do que acontece normalmente, o ajuste não foi desfeito no terceiro domingo de fevereiro por este ter caído no período do Carnaval.

O Horário de Verão foi instituído pelo Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942 e regulamentado em caráter permanente pelo Decreto da Presidência da República nº 6.558, de 08 de setembro de 2008.

Imagem: R7

Estados participantes

Ainda de acordo com o Decreto nº 6.558, o horário de verão é válido para todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País e para o Distrito Federal. No dia 13 de outubro de 2011, foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) o Decreto n° 7.584, que incluiu a Bahia na medida.

Economia de energia

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de cerca de 5% ao ano na demanda por energia no horário de maior consumo – entre 18h e 21h, tecnicamente conhecido como horário de ponta. Isto significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de dois mil megawatts a cada ano; ou duas vezes a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte, no caso do Sistema Sudeste/Centro-Oeste; ou ainda 75% da demanda da cidade de Curitiba, no caso do Sistema Sul.