A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou nesta quinta-feira no Rio de Janeiro a criação de um programa para incentivar a produção e comercialização de livros mais econômicos com o objetivo de estender a cultura e o hábito de leitura entre a população.
“Falta muito por fazer. Devemos ampliar o acesso à educação para que o Brasil cresça assim como o ambiente cultural e o conhecimento em todo o país”, disse Dilma na inauguração da XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
A presidente disse que encarregará o Ministério de Cultura e a Biblioteca Nacional o Programa do Livro Popular para fomentar a produção de livros baratos, pois o alto custo dos mesmos é apontado como uma das causas para os baixos índices de leitura no país.
O objetivo é incentivar a produção e a comercialização de publicações mais baratas e levar para as livrarias e bancas de jornais exemplares que custem até R$ 10.
Coordenado pela Fundação Biblioteca Nacional, o programa prevê investimentos de R$ 36 milhões do Fundo Nacional de Cultura. Para Dilma, o projeto vai despertar nos brasileiros o interesse pela leitura.
Fonte: R7