Acreditamos e torcemos para que em breve o selo de Qualidade Ambiental criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) esteja estampado nos rótulos dos produtos que você consume. Ele será a garantia de que o item adquirido por você foi fabricado de acordo com cuidados socioambientais em todos os elos da sua cadeia de produção, desde a extração da matéria-prima até o descarte e a reciclagem, conforme imagem abaixo:
Desde 2008 a ABNT vem recebendo pedidos de inúmeras empresas interessadas em adequar-se aos padrões de sustentabilidade para conquistar consumidores cada vez mais exigentes quanto à origem do que estão levando para casa. Elas não querem ficar para trás nessa corrida, inclusive porque se não se adaptarem aos novos tempos perdem mercado fora do Brasil.
Consumidores canadenses, japoneses e norte-americanos estão entre os mais exigentes com relação a produtos ambientalmente corretos. Quinze empresas brasileiras já passam por um minucioso processo de análise e adequação de seus processos de produção para conseguir o selo Qualidade Ambiental.
São de áreas bastante variadas: indústrias de calçados, tecidos, higiene pessoal, pneus reformados, aço, gráficas e até mesmo de fraldas descartáveis e absorventes.Elas ainda passam por uma fase de adequação para conseguir suas certificações, que devem ser concedidas já nos próximos meses.
No site da ABNT você encontra mais detalhes do novo selo.
É, sem dúvida, uma grande notícia e quem sai ganhando somos nós. Só não diminui nossa responsabilidade de estar sempre de olho nos rótulos.
Via: Planeta Sustentável, ABNT