Brasileiro é o segundo povo mais estressado do mundo

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Associação Internacional de Controle do Estresse (Isma, sigla em inglês), os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking do povo mais estressado do mundo. O primeiro lugar é ocupado pelos japoneses.
O estresse está entre uma das mais frequentes doenças da modernidade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno já é considerado o mal do século XXI.
A agitação da vida moderna, a competitividade, a violência, o bombardeio de informações, as frágeis relações sociais e amorosas estão entre os principais fatores para o desenvolvimento do estresse, que vem sendo considerado o responsável pelo aparecimento de muitas doenças crônicas.
A pesquisa, realizada pela representante brasileira da associação, aponta que mais de 50% das mortes estão ligadas a doenças desencadeadas pelo estresse. É cada vez maior a associação do distúrbio com doenças, como câncer, hipertensão, enfarte, úlceras e diabetes.
Hábitos saudáveis, praticados desde a juventude, podem ser o segredo para impedir a manifestação do transtorno.
O estresse pode se manisfestar de diferentes maneiras. Em geral, começa com mudanças insignificantes nos sentimentos, pensamentos, ações e reações físicas. O estresse é uma doença silenciosa e, por isso muitas vezes de difícil diagnóstico.
Fonte: Isaude.net

Leave a Reply