Skip to content

Aplicativo para Smartphone alerta sobre perigos enquanto você dirige

Alguns veículos tem câmeras embutidas, sensores e telas digitais para auxiliar os motoristas, mas o preço destes recursos normalmente os transformam em luxos. Um aplicativo avançado que acabou de ganhar reconhecimento na CES (Show de Eletrônicos para o Consumidor) em Las Vegas transforma smartphones em co-pilotos sofisticados.

O aplicativo iOnRoad , desenvolvido pela companhia israelense Picitup, tem a intenção de transformar os smartphones (frequentemente classificados como distrações) em uma ferramenta que pode salvar vidas. O aplicativo utiliza a câmera e sensores embutidos do aparelho, que funcionam quando o smartphone é instalado em cima do painel do carro. O aplicativo Android gratuito mapeia os objetos a frente do veículo e calcula a velocidade em tempo real. Quando uma colisão parece provável, o aplicativo avisa o motorista com alertas (som e imagem).

Dependendo do que o motorista quer fazer, o iOnRoad inclui um painel pessoal mostrando dados e mapas. O aplicativo permite que os motoristas tirem fotografias da estrada – um acidente, um motorista barbeiro ou algo legal com apenas um toque na tela. Uma função de áudio lê textos e notificações, para evitar que o motorista tenha que mexer no aparelho.

Na CES a companhia anunciou novas funções para o aplicativo: um alerta para quando o motorista estiver fora da demarcação da pista, e um localizador por semelhança de imagem que ajuda o motorista a encontrar seu carro em um estacionamento gigante e lotado.

Ao mesmo tempo que aplicativos como o iOnRoad estão aparecendo, há muitas discussões para banir o uso de aparelhos celulares enquanto dirigindo, inclusive os aparelhos em viva voz. Ao mesmo tempo que alguns países possam banir de vez o uso de telefones celulares (com exceção dos conectados ao carro) alguns podem ser mais aberto para a idéia de utilizá-los para evitar acidentes.
Distrações ao volante são sem dúvida mortais, mas os criadores do iOnRoad esperam que o aplicativo seja uma alternativa a exclusão dos celulares. O aplicativo foi nomeado a um reconhecimento de honra pelo design e engenharia na seção de Softwares e Aplicativos Móveis na CES, que reconhece programas e sistemas operacionais.

Para motoristas que não conseguem pagar por veículos com painéis de tecnologia avançada e alertas, um aplicativo como esse pode ser a coisa que eles precisam.

 

Fonte