Skip to content

Acidente com avião deixa ao menos 70 mortos no Irã

noticias
Cerca de setenta pessoas morreram e 32 ficaram feridas neste domingo em um acidente de avião Fokker-100 da companhia aérea Iran Air, perto da cidade de Orumiyeh, no noroeste do Irã, segundo um funcionário do Crescente Vermelho iraniano citado pela agência oficial Irna.
A agência Mehr, que citava outra fonte médica, informou que 70 cadáveres foram levados aos hospitais locais.
Pouco antes, outro responsável dos serviços de emergência, Gholam Reza Masumi, citado pela agência de notícias Fars, havia garantido, entretanto, que “50 passageiros dos 105 a bordo saíram do avião feridos, mas com vida”.
– O problema para os serviços de resgate é a neve no local do acidente, de cerca de 70 cm de espessura – acrescentou Masumi.
O avião da Iran Air, um Boeing 727, segundo a agência Isna, caiu perto da cidade de Orumiyeh por volta das 19H45 local (14H15 de Brasília), informou uma autoridade da província do Azerbaijão Ocidental, citada pela rede de televisão estatal em seu site.
Outra agência de notícias, Ilna, indicou que a aeronave levava 95 passageiros e 10 tripulantes
O motivo do acidente, segundo a mídia iraniana, foi o mau tempo. A capital do país, Teerã, foi atingida por fortes nevascas neste domingo.
Em agosto, uma aeronave do mesmo modelo da companhia derrapou na pista enquanto pousava na cidade de Tabriz, deixando dois passageiros levemente feridos.
O Irã registra acidentes aéreos frequentes e acredita-se que as causas sejam os equipamentos e aeronaves antigas usadas pelas companhias do país.
O país tem relações conflituosas com os EUA e sofre embargo de boa parte dos países ocidentais por conta da sua política de direitos humanos e de fabricação de armas nucleares. Desta maneira, o País não consegue comprar, em uma extensa lista de itens, nem peças nem novos aviões.
Extra online