Skip to content

25 anos do Windows: Faça uma turnê entre todas as versões



Dia 20 de novembro a Microsoft completa 25 anos de Windows, aproveitamos para mostrar a evolução do Windows, desde seu lançamento em 20 de novembro de 1985. O que mudou no Windows nos últimos 25 anos? Nesta lista de imagens e curiosidades, vamos dar uma olhada nas várias faces do Windows ao longo das duas últimas décadas.

1985: Windows 1.0

noticias

O Windows foi iniciado em 1981 como um projeto chamado Interface Manager e experimentou uma série de atrasos até finalmente sair final de 1985 como o Windows 1.0, que fez uma onda, e não um splash. Tinha que ser executado sobre o DOS, algumas aplicações foram escritas por ele, e aplicação de janelas não podiam ser sobrepostas (eles tinham de estar lado a lado).
Ainda assim, o sistema operacional permitiu multitarefa de aplicativos Windows (aquelas que não do DOS) e, mesmo que poucos sabiam que na época, que viria a ser a base para o império da Microsoft.
Windows 1.0 vem com um punhado de aplicativos, incluindo o editor de texto Bloco de notas, calendário, Paint programa de pintura. O sistema operacional exigia versão MS-DOS 2.0, 256 KB de memória e uma placa gráfica. Poderia ser executado a partir de um disco rígido ou em dois disquetes rodando simultaneamente – em outras palavras, você não poderia trocar os discos dentro e fora de uma única unidade.

1987: Windows 2.0

noticias
Windows 2.0 foi lançado no outono de 1987, dois anos após o lançamento do Windows 1.0. Novas funcionalidades da versão 2.0 incluem a capacidade de sobreposição de janelas de aplicação e uso de memória aprimorado. Outra novidade: Dynamic Data Exchange (DDE), que permitiu que as aplicações do Windows para compartilhar automaticamente e atualizar dados. Por exemplo, DDE autoriza informações em uma planilha do Excel para ser atualizada automaticamente quando os dados em outra planilha do Excel fosse alterado.
Windows 2.0 também exigia DOS 3.0, 512 KB ou mais de memória. Uma versão posterior, Windows 2.11, que exigem o uso de um disco rígido para o Windows pela primeira vez.
Com a versão 2.0, mais aplicativos para Windows começaram a aparecer, incluindo o Microsoft Excel e Word. PageMaker Aldus, originalmente feito para o Mac.
Windows 2.0 era notável por qualquer outro motivo, bem como – em 17 de março de 1988, a Apple processou a Microsoft, alegando que o look and feel do sistema operacional Macintosh estava coberto por direitos de autor, e que Windows 2.0, que violou direitos autorais. (Muitos anos depois, o caso foi resolvido em favor da Microsoft.)

1990: Windows 3.0

noticias
Windows 3.0, lançado em 1990 – e seu sucessor, o Windows 3.1, lançado em 1992 – ofereceu a primeira evidência de que o Windows poderia se tornar o sistema operacional dominante no mundo. A interface foi reformulada, e embora pareça estranho hoje, no momento foi amplamente considerada limpa e elegante.
Os ícones foram redesenhadas para utilizar os gráficos padrão VGA com 16 cores. O gerenciamento de memória foi melhorado, e foi adicionado o modo avançado. Windows 3.0 também permitiu que os aplicativos do Windows para usar mais memória do que estava disponível na memória RAM trocando temporariamente RAM para o disco rígido.
Graças ao modo avançado, os programas DOS puderam ser executados em suas próprias janelas redimensionáveis, pela primeira vez (antes, eles tinham que correr em tela cheia). Windows 3.0 precisava de 640KB de memória convencional e 256KB de memória estendida. Versão 3.00a do Windows foi construído para dar suporte multimídia, e suporte de CD-ROMs, pela primeira vez.
Com Windows 3.0 também incluiu o jogo de Paciência.

1993: Windows NT 3.1

Windows NT 3.1, lançado em julho de 1993, foi construído para as empresas ao invés de consumidores e foi desenvolvido para ser mais seguro e estável. Foi usado um de 32 bits ao invés de uma arquitetura de 16 bits. A versão 3.1 foi a primeira versão do sistema operacional Windows NT, números de versão anterior foram ignorados, Para o Windows 3.1. NT era necessário um processador 80386, 12MB de RAM (16MB foi recomendado) e 90MB de espaço livre no disco rígido.
A orientação do sistema operacional da empresa passou por mais três versões – Windows NT 3.5 em 1994, o Windows NT 3.51 em 1995 e Windows NT 4.0 em 1996

1995: Windows 95

Windows 95, lançado em agosto de 1995, pela primeira vez: em vez de instalar o Windows em cima do DOS, você instalou apenas o Windows 95, que incluía tanto o DOS e Windows. Foi também a primeira versão do Windows, que começou a se afastar de uma arquitetura de 16 bits e para um 32bits, em outras palavras, era uma mistura de 32 bits e código de 16 bits.
O sistema operacional apresenta muitas melhorias na interface, incluindo alguns que vivem até hoje, como a barra de tarefas e menu Iniciar. Suporte para nomes de arquivo com mais de oito caracteres foi adicionado também. Era muito mais estável do que versões anteriores do Windows, e foi a primeira a suportar plug and Play Intel padrão, que foi projetado para tornar mais fácil para adicionar hardware e periféricos para PC, a idéia era que o Windows reconhecesse automaticamente e configurasse qualquer hardware conectado.
No mínimo, o Windows 95 necessitava de uma CPU 80386 DX, 4MB de memória RAM e 120MB de espaço em disco.
A versão do Windows 95 foi marcada por outro motivo, bem como – a campanha de marketing massiva que acompanhou o seu lançamento, foi dito que custou US $ 300 milhões e incluiu a compra de direitos sobre a música dos Rolling Stones “Start Me Up” como a canção tema do Windows 95; banner do Windows 95 sobre a CN Tower de Toronto, iluminação do Empire State Building, com as cores corporativas da Microsoft de amarelo, vermelho e verde, e a criação de um vídeo promocional de instrução que contou com Jennifer Aniston e Matthew Perry do seriado de Friends.

1998: Windows 98

O Windows 98, lançado em junho de 1998, não era um passo tão a frente em relação ao Windows 95, como o passo do Windows 95 tinha sido sobre o Windows 3.1. Em vez disso, fez alterações incrementais para Windows, embora houvesse algumas adições significativas.
O mais notável tinha a ver com o auxílio da internet. Pela primeira vez, a especificação do Winsock – que fornece suporte a TCP / IP para Windows – foi construído diretamente no sistema operacional, ao invés de ter que ser instalado como um add-on. Também pela primeira vez, o Internet Explorer foi incluído como parte do sistema operacional.
Windows 98 ofereceu suporte a USB consideravelmente melhor que o Windows 95. Um recurso chamado Active Desktop era para entrega de conteúdo ao vivo para o desktop, mas provou ser falho e foi descartada a partir de versões posteriores do Windows.
Para o Windows 98 eram necessários pelo menos um processador 486DX2 de 66 MHz, 16 MB de RAM (24MB é recomendado) e 500MB de espaço em disco rígido.

2000: Windows 2000

O Windows 2000, o sucessor do Windows NT 4.0, lançado em fevereiro de 2000, foi destinado para a empresa em vez de usar em casa, e estava disponível em várias edições, incluindo versões de vários servidores. Ela trouxe muitos recursos do Windows 98 para a linha NT, incluindo o Internet Explorer e Plug and Play. Windows File Protection, que protegia os arquivos importantes do sistema, foi introduzido junto com o Encrypting File System, que melhorou a segurança por criptografia de arquivos automaticamente e Active Directory, a tecnologia da empresa para prestação de serviços de rede e domínio.
Requisitos do sistema para o Windows 2000 variou consoante a versão do servidor ou desktop, chamado de Windows 2000 Professional, estava sendo instalado. Para o Windows 2000 Professional eram necessários, pelo menos, um microprocessador Pentium 133 MHz (ou equivalente), 32MB de RAM (64MB foi recomendado) e um disco rígido com 2GB 650MB de espaço livre.

2000: Windows Me

A versão Windows Me (também chamado de Windows Millennium Edition) foi lançado em setembro de 2000 e rapidamente se tornou um dos mais criticados sistemas operacionais da Microsoft, por causa de problemas na instalação, bugs e incompatibilidades de hardware e software. Ele introduziu o Windows Movie Maker. Os críticos afirmam que ele foi introduzido apenas para fins de comercialização, de dar algo a Microsoft para vender para a temporada de férias 2000.
Windows Me foi a última versão do Windows que inclui a arquitetura do DOS. Durou pouco mais de um ano, até que o Windows XP foi lançado. Para o Windows Me era necessário um processador de 150 MHz Pentium ou equivalente, 32MB de RAM (64MB foi recomendado) e 320MB de espaço livre em disco (2GB foi recomendado).

2001: Windows XP

Windows XP, lançado em agosto de 2001, foi um grande avanço em vários aspectos. Foi a primeira versão do Windows que não usou o DOS como parte de sua arquitetura subjacente, e o primeiro a ser oferecido nas edições de 64 bits e 32 bits.
Foi muito mais estável do que as versões anteriores do Windows e apresentava uma interface renovada mais significativamente brilhante, mais colorida e mais contemporânea para o futuro. Sombreamentos foram adicionados aos rótulos de ícones, janelas receberam uma aparência mais arredondada e efeitos visuais, como os menus se desvanecendo e deslizando foram adicionados. O Windows XP introduziu uma série de novas funcionalidades, incluindo temas de fundo e desktop remoto, que permite que um PC seja controlado remotamente através da Internet ou uma rede.

O Windows XP teve várias versões, mais notavelmente o Windows XP Home Edition e Windows XP Professional. Apesar de ter sido introduzida há nove anos, o XP continua a ser a versão mais utilizada do Windows, e ele ainda está disponível como uma opção de downgrade em novos PCs que rodam o Windows 7 Professional ou Ultimate. Windows XP exige um processador de 233 MHz Pentium ou equivalente (um modelo de 300Mhz é recomendado), pelo menos, 64 MB de RAM (128MB recomendado) e pelo menos 1.5GB de espaço disponível no disco rígido.

2006: Windows Vista

Windows Vista, lançado no final de 2006, pode muito bem ser a versão mais criticada e a versão mais odiada de todos os tempos. Lançado em mais de cinco anos após o Windows XP, Vista enfrentou incompatibilidades de hardware generalizada em cima do lançamento.
A interface do Vista foi significativamente diferente da interface do XP. Mais notavelmente, ele tinha um novo recurso chamado Windows Aero, um conjunto de aprimoramentos visuais, que incluiu janelas transparentes e animações. Havia também uma variedade de outras novas funcionalidades, incluindo o Windows Sidebar, Gadgets Desktop, o Windows Photo Gallery. Muitos PCs que eram vendidos como “Vista” não podia executar a versão completa do Vista, levando a uma serie de ações (processos) contra a Microsoft.
Windows Vista estava disponível em seis versões diferentes. A maioria dos PCs foram vendidos com o Windows Vista Home Premium. É necessário um processador de 1 GHz (32 – ou 64-bits), 1GB de memória, 15GB de espaço livre no disco rígido e uma placa gráfica capaz de suportar o Windows Aero.

2009: Windows 7


Windows 7, lançado em outubro de 2009, é o atual sistema operacional desktop da Microsoft. Muitas pessoas acham que é o sistema operacional Windows Vista, que deveria ter sido. Ele retém a interface Aero e outras melhorias do Vista, mas ao invés de adicionar uma série de novas funcionalidades do Windows 7, a Microsoft se concentrou mais em consertar as deficiências do Vista. Windows 7 é geralmente considerado mais estável que o Vista, e a maioria dos usuários que fizeram a atualização do Vista para o Windows 7 não experimentaram os tipos de problemas de hardware que eles encontraram quando eles fizeram o upgrade do XP para o Vista.
No Windows 7 se introduziu algumas novas características – notadamente um reforço da taskbar, um menu Iniciar redesenhado levemente e um trio de atalhos de navegação bacana conhecido como o Aero Peek, Aero Snap e Aero Shake. Algumas funcionalidades do Windows Vista foram levados, incluindo o Windows Photo Gallery e Windows Mail.

Windows 7 vem em várias versões, incluindo o Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional e o Windows 7 Ultimate. Ele requer um processador de 1 GHz (32 – ou 64-bit), 1 GB de memória do sistema, 16 GB de espaço livre no disco rígido (20GB para a versão de 64 bits) e uma placa gráfica capaz de suportar o Windows Aero.
O que esperar do futuro
O futuro do sistema operacional é incerto, não sabemos qual o caminho que ele traçara nos proximos 25 anos, mas de uma coisa sabemos, será radicalmente diferente, não diferente como a versão do lançamento em 1985 para o Windows 7. De fato, é razoável esperar que haverá maiores mudanças para o Windows nos próximos 25 anos do que nos seus primeiros 25 anos. Esse é o caso porque, apesar de todas as mudanças na tecnologia, para as várias décadas passadas o computador pessoal, seja desktop ou laptop, tem sido o principal dispositivo de computação pessoal. Não está claro que isso será verdade para os próximos 25 anos, dada a prevalência de smartphones e a popularidade crescente de comprimidos.

Baseado Computerworld