Cálculo Exato

Brasil ganha site de perguntas e respostas a órgãos públicos

queremossaber
O Brasil agora tem um portal em que usuários podem fazer perguntas aos órgãos de administração públicos e consultar as respostas oficiais. O Queremos Saber é inspirado no What Do They Know, do My Society (que também lhe empresta o código Alaveteli), e baseia-se no conceito de que “cidadãos têm direito de saber o que seu governo está fazendo”. Nesse sentido, as respostas recebidas dos órgãos são automaticamente publicadas na página.

A intenção do Queremos Saber (www.queremossaber.org.br) é facilitar a transparência para ambos os lados: o cidadão consegue a informação de que precisa, e o órgão evita responder à mesma pergunta várias vezes – uma vez que a base de dados fica disponível para consultas -, explica Pedro Markun, membro do Transparência Hacker e um dos criadores do site verde-amarelo.

O portal faz uso da Lei de Acesso à Informação Pública, aprovada no Senado em 25 de outubro, que determina que o governo deve fornecer dados sobre sua administração à população. A legislação ainda precisa ser sancionada pela presidente, mas após isso, todos os órgãos deverão ter serviços que permitam ao usuário conseguir essas informações.

Um lançamento oficial deve ser planejado assim que a ferramenta se aperfeiçoar em alguns pontos, e deve esperar, também, a sanção de Dilma Rousseff à Lei de Acesso à Informação Pública. De acordo com Markun, até agora a divulgação do Queremos Saber foi feita via redes sociais, a partir de um tweet seu, “outros tweets e retweets e facebooks – a vida agora funciona assim”.

Além do Transparência Hacker, a Open Knowledge Foundation participou da implementação do site.

 

Com informação Terra

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *