Cálculo Exato

Aposentadoria INSS

Após longos anos de trabalho todos os cidadãos procuram descansar, nada mais justo. O órgão responsável por esse “descanso remunerado” é a Previdência Social, mas para isso, é necessário atingir alguns requisitos. A aposentadoria do INSS é um direito de todos, não importando o gênero de cada um, em alguns casos a aposentadoria pode atrasar, pode haver alguns processos no meio do caminho e outras intervenções.

Assim como o FGTS, que é gerido pela Caixa Econômica Federal e é um direito de todos, porém, é necessário saber que não são em todos os casos que você terá o direito ao saque do FGTS contas inativas.

O que é o FGTS?

A sigla FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um valor que é depositado mensalmente pela empresa empregadora, para em caso de demissões, o trabalhador tenha algum amparo, assim como o Seguro Desemprego. O FGTS só estará disponível para saque caso o trabalhador não perca o seu trabalho por demissão, ou seja, para sacar o FGTS, o trabalhador deverá ser demitido sem justa causa.

 

Há outras formas de se obter o saque da cnd FGTS, essas formas poderão ser encontradas no site da Caixa Econômica.

Aposentadoria INSS – Como se aposentar

A aposentadoria idade para homem é um pouco diferente para mulher, a rural é diferente para urbana. Essa diferença foi imposta após várias análises, chegaram a conclusão que em alguns casos, seria necessário reduzir alguns anos em determinadas solicitações.

Veja a seguir quais são os requisitos para solicitar a aposentadoria:

Para homem: São necessários 65 anos de idade se for urbano e 60 anos se for rural;

Para mulher: São necessários 60 anos de idade se for urbana e 55 anos se for rural;

Há também outros tipos de aposentadorias que podem se consultados no site da Caixa Econômica Federal.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *