É sabido que no próximo domingo, as operações do Grupo Telefônica no Brasil que estão sob as marcas Telefônica e TVA serão incorporadas a marca Vivo, utilizada hoje principalmente para denominar o segmento móvel do conglomerado no país.
Tendo isso em mente, achei por bem consultar se a promoção Vivo Sempre, oferecida para os clientes dos segmentos pré e controle da operadora, seria afetada pela mudança e como estaria funcionando a tarifação das ligações para o Vivo Fixo, serviço em fase de implantação em outros estados do país.
Fazendo uso do meu celular, liguei para a central de atendimento para saber como ficaria a tarifação das ligações para fixos da Telefônica, que hoje são tarifados da mesma forma que para outros fixos e fui informado de que pelo terminal de destino ser um telefone fixo, a tarifação permaneceria da mesma forma.
Em uma consulta tanto a propaganda quanto a URA da Vivo relacionada a promoção (*9003) fui informado de que as ligações seriam na tarifa promocional de R$ 0,05/min para qualquer Vivo, sem fazer distinção entre móvel e fixo, ao passo que no regulamento da promoção consta a informação de que tal tarifa valeria apenas para ligações entre telefones móveis da rede Vivo.
Para sanar as dúvidas e fazer a prova dos nove na tentativa de esclarecer se a tarifação das ligações de Vivo Móvel para Vivo Fixo estaria de acordo com a promoção ou não, resolvi ligar para uma linha “Vivo Fixo”.
Sabendo de antemão que o serviço já tinha sido implantado na região metropolitana de Porto Alegre, fui consultar no site da ABR Telecom quais seriam os prefixos utilizados pela Vivo nos terminais fixos, sendo que em tal consulta, me foi passado que os prefixos 3015 e 3016 no DDD 51 seriam da rede Vivo Fixo.
Não tive resultado no completamento de chamadas para números no prefixo 3015, mas consegui ter a ligação completada para um número do prefixo 3016, sendo que por tal ligação fui cobrado no valor de R$ 1,00 pelo periodo de 30 segundos.
A promoção Vivo Sempre tinha sido ativada na linha utilizada neste teste no dia 28/3, sendo que na data eu tinha realizado uma recarga no valor de 18 reais, que manteria a promoção ativa na linha até o dia 22/4, estando eu dentro do periodo de atividade da promoção.
Cabe salientar que a propaganda veiculada pela Vivo na internet, nos postos de venda e eventualmente na mídia tem o potencial de trazer sério dano financeiro aos usuários na utilização de tal condição promocional, dado que com a integração das redes, há a tendência de que se aumente o tráfego de ligações entre os vivos “móveis” e “fixos”.
Considerando isso, é cabivel a reclamação no CONAR, pedindo que as condições de ligação entre Vivo Móvel e Vivo Fixo sejam contempladas pelas mesmas condições presentes nas ligações entre móveis ou então que a peça publicitária seja alterada no intento de evitar que o consumidor seja ludibriado por conta das divergências entre o presente na peça publicitária e no regulamento.
Além disso, é cabível avisar aos consumidores que enquanto não se dá um veredicto quanto a questão, evitem na medida do possível ligações de móveis para fixos na rede Vivo fora das condições contempladas promocionalmente, no intento de assim reduzir eventuais danos financeiros, seja na conta, seja no saldo de créditos.
Fica aqui o aviso para os consumidores que utilizam os serviços da Vivo para ficarem atentos a tal questão, para evitar onerações maiores em seu orçamento.