Skip to content

Termina hoje o horário de verão brasileiro

Quem já estava acostumado com o sol brilhando, até mais tarde terá que se habituar novamente com a chegada da noite um pouco mais cedo.

O horário de verão é polêmico, tem seus amantes e inimigos, mas a verdade é que esta mudança de horário que acontece todo ano desde 1985 surgiu com o único objetivo de economizar, isto mesmo, amenizar a utilização de energia elétrica em horários de pico.

Neste ano o horário de verão começou em 18 de outubro de 2009. E hoje assim que der meia noite quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve ficar atento para não perder a hora.
 
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), “a geração térmica evitada” com o horário de verão, que passou a vigorar em mais da metade do território brasileiro em outubro do ano passado, fez os consumidores economizarem o equivalente a R$ 30 milhões.
 
“A redução da energia proporcionada pelo horário de verão foi da ordem de 0,5%”, indica um comunicado do ONS, que acrescenta que isso equivale a 11% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 6 milhões de pessoas.

A mudança de hora durante os meses de verão propiciou uma “redução na demanda da ordem de 2.500 megawatts durante o horário de pico”, o mesmo que “aproximadamente 80% da carga no horário de pico na cidade de Rio de Janeiro ou o triplo da da cidade de Brasília”.

Atrase seu relógio em uma hora à meia-noite de domingo, quando termina o horário de verão.