Hoje me deparei com um tema que a algum tempo me incomoda, é essa expressão “risco de morte”, não me lembro quando, mas sei que não faz muito tempo que comecei a escutá-la na TV, nas ruas, mas por que aboliram a expressão “risco de vida”
Elipse. É a omissão de um termo ou oração que facilmente podemos subenteder no contexto. É uma espécie de economia de palavras. São comuns as elipses dos pronomes sujeitos, dos verbos e de palavras de ligação… Pode ocorrer a elipse total ou parcial de uma oração…
Agora temos que escrever e falar risco de morte, gostaria de saber quem foi que resolveu trocar ou dizer que o termo outrora usado estava errado, enfim não se trata de dizer que risco de morte seja, como alegam seus defensores a respeito de risco de vida, uma expressão “errada”. Não é. De gabinete, sim, mas não errada. Pode-se usá-la sem risco para a adequada comunicação de uma mensagem. Se seus adeptos se contentassem em fazer tal escolha de forma discreta, sem apontar agressivamente o dedo para quem não concorda com ela, a convivência das duas formas poderia ser pacífica.