Skip to content

Peritos da Nasa chegam ao Chile para auxiliar resgate dos 33 mineiros

Um grupo de peritos da Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês) desembarcou no Chile na manhã desta terça-feira (31) para auxiliar o governo do país com o resgate e cuidados médicos aos 33 homens que estão soterrados na mina de San José desde 5 de agosto. As informações são do jornal chileno “Emol”.
Segundo a embaixada americana no Chile, todos os profissionais trabalham no Centro Espacial Johson. São eles: o médico James Michael Duncan; Albert Willard Holland, doutor em psicologia do Grupo de Saúde Comportamental da agência; e James Davis Polk, chefe da Divisão de Medicina Espacial. O engenheiro Clint Cragg, do Centro de Engenharia e Segurança, especialista em logística, terá papel-chave no abastecimento dos mineiros e no manejo de resíduos.
Os peritos foram recebidos por Juan Fernando Acuña, da Agência Espacial Chilena, com quem mantiveram reuniões de coordenação por toda a manhã. Eles também serão recebidos pelos ministros da Saúde e Mineração, Jaime Mañalich e Laurence Golborne, respectivamente.
A Nasa concordou ainda em colaborar na entrega de alimentos e no apoio técnico. A agência desenvolve pesquisas avançadas nas áreas de programas de satélites e sondas. O envio de alimentos, água, medicamentos e oxigênio para os trabalhadores é feito por meio de sondas.
De acordo com informações dos próprios trabalhadores, eles mantêm um rígido esquema de sobrevivência na tentativa de manter a qualidade de vida em um local extremamente úmido, escuro e com temperaturas superiores a 35ºC. Os trabalhadores enviam informações às autoridades e aos parentes por meio de telefone e filmagens.
Via Abril Noticias