Skip to content

Páscoa Sustentável



A Páscoa, apesar de ser um evento religioso, também está associada ao consumo, em especial, de chocolates. Guloseimas dos mais variados formatos em embalagens sedutoras que enchem os olhos e dão água na boca enfeitam lojas e supermercados. Mas depois que o feriado acaba o que fica além das comilanças em excesso e das embalagens sem utilidade, que se transformarão em mais lixo para o planeta? Não soa nada bacana, ainda mais para os dias de hoje, em que a preocupação com o Meio Ambiente é pauta constante. E, por coincidência, este ano a Páscoa cai justamente no mesmo fim de semana em que é comemorado o Dia da Terra (22 de abril), data para atentar a população mundial sobre a importância da preservação do planeta. Talvez seja essa uma oportunidade para pensar como têm sido nosso comportamento diante das comemorações e até que ponto essas situações devem se manter separadas uma da outra.

Sustentável, mas não chato!

Um importante significado da Páscoa se refere à renovação da vida. E é justamente isso que precisamos nos dias de hoje: renovar nossa postura diante do mundo. Uma atitude colaborativa, mesmo que pequena, já é uma importante mudança, pois ela se correlaciona com questões globais. Mas não pense que ao inserir atitudes sustentáveis fará com que a comemoração se torne chata e enfadonha. Pelo contrário: ela pode ser até mais alegre, basta usar a criatividade!

Selecionamos algumas opções interessantes para você se inspirar

Embalagens recicláveis


Para ser mais chamativo, os ovos de Páscoa são embalados por papeis e laços coloridos, muito maiores do que o próprio produto e que não são reutilizáveis. Neste caso, reúna as embalagens e leve a um posto de coleta seletiva. E na hora de comprá-los, fique de olho nas opções: alguns fabricantes já utilizam materiais totalmente recicláveis justamente para diminuir o impacto na natureza.

Chocolate orgânico


Na hora de comprar, a escolha por produtos orgânicos garante além da saúde, o respeito ao meio ambiente. A empresa Chokolah foi pioneira ao lançar um ovo de páscoa orgânico livre de agrotóxicos, sem DNA transgênico e gordura trans. Os cuidados vão desde o cultivo do cacau, à sombra da floresta para manter preservada a Mata Atlântica, ao manejo adequado do solo evitando o uso de agrotóxicos, como pesticidas e fertilizantes, até sua finalização, com embalagens recicláveis.

Páscoa eternizada nas paredes


Embalados com arte, e além de tudo, sustentáveis. Pensando nisso, o artista plástico Rogério Fernandes, em parceria com a fabricante de chocolates Doce Companhia, desenvolveu ilustrações em tecidos de algodão cru para envolver os deliciosos ovos de chocolate. As ilustrações são lindas e depois, o tecido pode se tornar quadro para decoração, basta emoldurar.

Arte por um mundo melhor


A agência de propaganda TBWA, de Londres, teve a iniciativa de comemorar a Páscoa com uma atitude admirável: criaram um site para a venda de ovos de madeira maciça com mais ou menos seis centímetros, impressos com desenhos de ilustradores e designers famosos cuja renda será totalmente revertida à Cruz Vermelha do Japão, em prol das pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelo Tsunami.

As pequenas obras de arte são personalizadas por um sistema tecnológico especial, o Egg-Bot, um robô elaborado para imprimir desenhos em objetos esféricos. Para contribuir com a causa, basta acessar o site eastern-eggs.com e selecionar o artista da sua preferência, personalizar o objeto. A confirmação da data em que o seu ovo de Páscoa engajado será impresso virá por email, e ainda com a possibilidade de acompanhar a produção em tempo real, via webcam.

Uma árvore como símbolo para a Páscoa


Proponha atividades à família que despertem a consciência ambiental e de coletividade. Por exemplo, plantar uma árvore. Além do significado especial que a planta terá para a família, essa ação contribuirá para uma paisagem urbana mais verde e um ar puro.

Evite o desperdício


Quando se têm crianças em casa, a quantidade recebida de ovos de chocolate pode ser exagerada para o consumo, ainda mais para os pequenos. Ficam guardados por meses, tendo até a sua conservação comprometida. Que tal selecionar os que realmente serão consumidos e doar o restante a instituições de caridade, adoçando a vida de pessoas carentes e renovando suas esperanças?

Criar para mudar


Para reinventar as formas de celebração, vimos que basta um pouco de criatividade e iniciativa. Aliado às atitudes sustentáveis, que vão desde a preservação do planeta até a consciência social, fica comprovado que a comemoração de datas especiais como esta não precisa ser resumida apenas ao consumo, mas a alegria de poder celebrar a vida! Atitudes assim tornarão o significado da Páscoa especial não só para você, mas também para o planeta.

Com informações do http://verde.br.msn.com