Skip to content

Obama, Hitler e Lênin lado a lado em outdoor nos EUA

Um outdoor com a imagem do presidente americano, Barack Obama, ao lado de Adolf Hitler e Vladimir Lênin provocou polêmica nos Estados Unidos.

O anúncio, colocado do centro da cidade de Mason City, no Estado de Iowa, foi patrocinado pelo braço local do movimento conservador Tea Party, que se opõe ao governo Obama.

Na manhã da quarta-feira, depois de muitas manifestações contrárias, inclusive de integrantes do próprio Tea Party -que consideraram o anúncio ofensivo e um desperdício de dinheiro-, o outdoor foi finalmente coberto e substituído por um anúncio de serviços comunitários.
O outdoor trazia a foto de Obama entre a de Hitler e a de Lênin. Sobre cada uma das imagens, respectivamente, estava escrito “Nacional Socialismo”, “Socialismo Democrata” e “Socialismo Marxista”.
Abaixo das três fotos, aparecia a “Radical Leaders Prey on the Fearful and Naive” (“Líderes radicais atacam os temerosos e ingênuos”, em tradução livre).
Segundo membros do Tea Party que patrocinaram o anúncio, o objetivo era criticar o socialismo e o governo Obama, mas eles admitiram que as imagens acabaram ofuscando a mensagem.