Skip to content

O Metrô de Salvador sai ou não sai?!

Olá meus amigos do Blogando Noticias, vim a cá por mais uma, para falar de um dos problemas mais insultantes de nossa querida capital soteropolitana. Serei breve!

Escrever sobre o metrô de Salvador é impossível sem começar citando que o descaso já virou moda para piadinhas. Quem daqui não se viu dizendo “esse metrô só vai ser usado pelos meus netos e olhe lá!“? Confesso que até eu disse e digo isso sempre.

Mas esquecendo um pouco os momentos “engraçados” e puxando pela memória, [também pela wikipedia, claro], vê-se que as obras se iniciaram nos longínquos anos do século passado, nos idos de 1997 — acho que na administração de Imbassay, mas não tenho certeza — e cujas se estendem até hoje, de uma forma realmente indefinida.

Para piorar ele é hoje um dos metrôs mais caros do mundo — o que já consumiu de verba pública, nos três âmbitos do executivo não está nos livros de piadas — e por infâmia baiana, é um dos menores também.

Ao total, o primeiro trecho só terá 6km de extensão, muito distante dos 48km iniciais. E isso, se SAIR o primeiro trecho, só para constar. Engraçado que sem pesquisar, falando de memória mesmo [aka google], os metrôs de quaisquer metrópoles espalhadas pelo mundo tem seus mínimos 100km de extensão, o que me faz pensar que 6km é uma CORRIDA à PÉ!

Poderia até procurar mais sobre metrôs indianos, trens chineses, sistema de transporte público japonês, americano, inglês, as opções são imensas quando o assunto trata de sistemas minimamente eficientes, só para constar para você, meu querido leitor, que Existem Sim transportes públicos bons e baratos.

Por acaso me veio a mente a última cidade da Olimpíada de Inverno [ou de alguma cidade canadense, cuja não recordo, peço perdão] que se bem me lembro, a população participou quase de um referendo para escolher qual seria o modal de transporte público — se se aumentava as estradas, alargando-as, ou se simplesmente construía-se um eficiente sistema de transporte.

Não preciso dizer que a segunda alternativa foi a escolhida, e hoje, não se vê engarrafamentos por lá. Aproveitando o ensejo dessa cidade de “primeiro mundo”, mal se vê ou se ouve falar em caos de tráfego viário em cidades bem arquitetadas. O que seria um sonho distante para qualquer soteropolitano, paulista, ou brasileiro que habita uma das metrópoles atuais.

E enfim, conversei sobre o metrô de salvador, do atraso “hilariante” das obras — acho que o de Belo Horizonte já está pronto — citei mesmo só como ligeiras lembranças casos de cidades bem estruturadas para perguntar uma coisa: É possível algo assim aqui no Brasil?!

Logicamente, se lá funciona, aqui também vai. Não precisa pensar muito. Mas o problema não é só as obras super-faturadas como a do nosso metrô — cuja obra está tão demorada, que me faz lembrar que como baianos, mantemos nossa honra de Preguiçosos, hehe — ou de uma cidade mal arquitetada.

De maneira geral, toda metrópole e megalópole em todo o planeta cresceu ou no litoral, ou perto de rios. Então “rearquitetar” uma cidade para que ela “flua” melhor é algo simples, haja visto casos de cidades que funcionam.

Afinal por que não dá certo aqui?! Creio que seja um problema duplo. Desde que Juscelino Kubitschek trouxe os carros para nossas cidades, que nossos transportes sobre trilhos simplesmente sumiram. Não só isso, mas a mente da população em geral pensa que o único meio de transporte é o feito sobre rodas. Mas o caso é que em toda cidade do mundo, o que não falta é trem, metrô, bondinho mesmo.

Ou seja não é somente um caso de políticos “malandros” mas também de uma população que não compreende bem a necessidade de um transporte público sobre trilhos, e portanto, não os pede, não os reivindica.

Quando nosso metrô virar pauta Essencial nas eleições para que o próximo prefeito seja eleito, aí sim, vamos parar de dizer “só meu neto vai andar nesse metrô rapaz!“.

Abraços a todos. Só lembrando que uma cidade que polui menos não anda de carro — alguém já notou que em cada carro só tem uma pessoa dentro!? — anda de Trem! Hey, agora que caiu a ficha..a eleição de prefeito taí né?

Fonte: Wikipedia