Skip to content

Negligência despejada no meio ambiente

Valorizada por suas belezas naturais, a Região Oceânica, ainda hoje, é vítima da degradação gerada por seus próprios moradores. Em reportagem publicada no GLOBO-Niterói no dia 30 de janeiro, logo após uma mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga, dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mostraram que o bioma registra mais coliformes fecais do que o Rio Bengalas, principal de Nova Friburgo, mesmo após as enchentes na Serra. Também pudera, um milhão de litros de esgoto são jogados mensalmente na lagoa por cerca de 70 residências que ainda não se conectaram à rede coletora, embora esta já passe em suas portas. Os dados são do projeto Lagoa Limpa, uma parceria da Águas de Niterói com o Inea.
— Já presenciamos diversas vezes o esgoto correndo para a Lagoa — reclama Alfredo Arthur, morador do bairro.
ETE de Camboinhas terá capacidade dobrada
Em Itacoatiara, há 21 imóveis de luxo com ligações clandestinas; e, em Itaipu, segundo a Águas de Niterói, apenas um condomínio, o Colinazul, com cerca de 70 residências, ainda liga o esgoto à galeria pluvial. Ao todo, praias e lagoas recebem pelo menos 2,4 milhões de litros de esgoto por mês.
— Quando chove, o esgoto do condomínio transborda, e “lagoas” são formadas em frente às nossas casas — queixa-se Humberto Alves, um dos vizinhos do Colinazul.
Até o fechamento desta edição, o Condomínio Colinazul não se posicionou, mas a Águas de Niterói informa já ter sido procurada pelos condôminos para a regularização.
Fonte: oglobo