Veja dicas para não cometer os erros de sempre na declaração do IR
Com a chegada da temporada de entrega da Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2011, é bom ficar atento a alguns detalhes do preenchimento do documento. Como os contribuintes têm até o dia 29 de abril para prestar contas ao Fisco, há bastante tempo para que o documento seja preenchido com calma e bastante atenção.
Conheça os erros mais frequentes e, claro, procure evitá-los!
Informar valores com caracteres incorretos – De acordo com a Receita, entre os erros mais comuns dos contribuintes e que podem causar muita dor de cabeça, está a digitação de valores de forma incorreta ou com mais de duas casas decimais. O órgão adverte que o programa NÃO considera o “ponto” como separador de centavos. Dessa forma se, em qualquer campo de valor, for digitado 1234 ponto 56, será considerado R$ 123.456,00. A forma correta de declarar valores com casas decimais é utilizando a vírgula como separador.
Não informar o CNPJ das fontes pagadoras no campo apropriado – O contribuinte deve informar corretamente o CNPJ da fonte pagadora, pois, se esse dado não for informado ou o CNPJ estiver inválido, a declaração pode não ser gravada.
Declarar valores diferentes dos constantes no comprovante de rendimentos fornecido pela fonte pagadora – Caso esteja convencido de que as informações contidas no comprovante de rendimentos estejam incorretas, preencha as informações corretamente em sua declaração e solicite à fonte pagadora um novo comprovante, lembrando-a da necessidade de retificar as informações prestadas à RFB.
Não informar rendimento de dependentes – Os rendimentos dos dependentes, mesmo isentos de IR, devem ser somados à base de cálculo do declarante. Há cruzamento de dados e qualquer inconsistência neste sentido pode levar o contribuinte à malha fina.
Receber rendimentos tributáveis de diversas fontes pagadoras, sem declarar todos os valores recebidos – Neste caso, todos os rendimentos tributáveis devem ser declarados, ainda que não tenham sofrido retenção pela fonte pagadora.
Isenção para contribuintes com mais de 65 anos acima do limite-Para estes contribuintes, a parcela isenta mensal está limitada a R$ 1.499,15, independentemente do recebimento de uma ou mais aposentadorias e/ou pensões. O valor excedente deve ser informado como rendimento tributável. Em caso de declaração em conjunto, se ambos os contribuintes preencherem as condições de isenção, o valor máximo permitido é a soma dos limites de cada um.
Deixar a declaração para a última hora – Quanto mais próximo do prazo final, maior o movimento de contribuintes e o site pode apresentar até certo congestionamento. Assim, evite deixar para última hora, pois, em caso de algum erro, você pode não ter tempo hábil de corrigi-lo.
Aproveite para ver as Top 10 dicas para se declarar o IRPF 2010 que também servem para o IRPF 2011
Fonte: Uol