Em 2004 um ex-estudante de Harvard lançou um site que inicialmente reunia apenas alunos da instituição. O que começou timidamente, no entanto, se tornou uma das redes sociais mais bem sucedidas do mundo: em julho deste ano o Facebook ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários.
A história da criação do site, com todas as amizades, brigas e processos ao longo do caminho, é o tema de The Social Network. O filme é centrado em Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), principal autor do projeto, o tal ex-aluno que acabou se transformando no mais jovem bilionário do mundo, com apenas 23 anos.
No começo, Mark teve apoio de vários amigos, sendo o mais próximo deles o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield), que teria sido o responsável pelo investimento inicial. Mas desentendimentos nos negócios afastaram os dois e geraram um processo de centenas de milhões de dólares de Saverin contra Zuckerber, ainda em andamento.
Antes disso, ele já havia sido levado à justiça pelos gêmeos Tyler e Cameron Winklevoss (Armie Hammer), que alegam tê-lo contratado para desenvolver um site muito parecido com o Facebook – mas que nunca saiu do papel. Os irmãos acusam Zuckerberg de roubar a idéia deles para criar sua própria rede.
Quem também tem um papel importante no filme é Sean Parker (Justin Timberlake), co-fundador do Napster e do Plato, e que acabou se tornando presidente do Facebook.
E, como se toda a história já não fosse polêmica o suficiente, o diretor David Fincher (Clube da Luta) ainda vai incluir cenas fictícias nada comportadas. Uma delas, já anunciada, vai mostrar uma festa com adolescentes nuas e consumo de drogas.
The Social Network estreia nos Estados Unidos no dia 1 de outubro, mas ainda não tem data para chegar aos cinemas brasileiros.
Fonte: virgula