Skip to content

Frio e neve castigam a Europa que já causou mais de 60 mortes

A neve e o frio continuavam castigando várias regiões da Europa nesta sexta-feira (3), provocando caos nos transportes, fechando aeroportos, bloqueando estradas e paralisando trens.
Berlim, capital da Alemanha, e Bruxelas, capital da Bélgica, continuavam cobertas de neve. Em Berlim, a temperatura atingiu 18 graus negativos.
A onda de frio que atinge a Europa há uma semana já causou mais de 60 mortes e alterou o funcionamento dos transportes por terra e ar nesta sexta-feira (3).
A maioria das mortes aconteceu nos países da Europa Central e na Rússia, segundo as autoridades locais. Também houve casos na Alemanha, na França e no Reino Unido.
O Reino Unido é o país mais afetado pelas condições climáticas, que, durante a noite, registraram temperaturas de até – 21,1ºC em Altnaharr, norte da Escócia, e – 15ºC na grande cidade de Edimburgo.
O frio incomum para esta época do ano causou um grande caos nos transportes e uma indignação crescente dos usuários.
O aeroporto de Gatwick, oitavo da Europa por seu número de passageiros, reabriu hoje, depois de dois dias fechado. Trabalhadores passaram a noite retirando neve e gelo das pistas.
A Alemanha também registrou hoje sua primeira morte por hipotermia, um homem de 62 anos.
Na Espanha, as autoridades ativaram o alerta laranja em quatro regiões devido a “riscos significativos” de nevascas e o tráfico estava perturbado no centro e no norte do país.
Na França, quase 3.000 lares seguem sem energia elétrica, mas o tempo, que fez três mortos, parece estar também melhorando.
Apesar de mais acostumados, os países do centro e do leste da Europa também sofrem com as temperaturas que chegam até – 51°C na Sibéria.
Ao menos 30 pessoas morreram na Polônia, 11 na Rússia, oito na República Tcheca, cinco na Lituânia e dois na Eslováquia.

Com informações do R7