Os scammers se utilizam da reputação alheia para lesar os internautas
- Anúncios propagados pelos scammers na rede social
A ousadia dos scammers parece não ter fim, sendo que um dos mais novos alvos da ação destes estelionatários do mundo digital tem sido as redes sociais, em especial o Facebook.
Na página de anúncios, há a utilização do nome de empresas relativamante conhecidas na tentativa de ludibriar o leitor menos atento que porventura tenha algum interesse nos produtos anunciados neste espaço publicitário.
Num desses anúncios, é utilizado de forma indevida o nome da agência de empregos argentina Bumeran, relacionado a uma propaganda enganosa que promete ganhos bem superiores a realidade sem contrapartida em forma de conhecimento ou formação específica.
Convém salientar que neste scam, o internauta é induzido a fazer um depósito e a deixar seus dados pessoais na página para a qual ele é direcionado pelo scammer.
//
Em outro anúncio, veiculado na mesma rede social, os golpistas se utilizam da marca da revista Saúde, publicada pela Editora Abril, sendo que neste anúncio, há a promessa de “massa muscular” sem esforços ou dieta.
A exemplo do anúncio precedente, este direciona para uma página mantida pelos scammers em servidores no exterior, sendo que os domínios utilizados para a aplicação dos golpes estão intimamente relacionados.
Em pesquisa realizada, foram relacionados os domínios com-1.tv, vuud.net, mikescashblog.com e nxvc.com, sendo que os mesmos estão todos ligados aos anuncios fraudulentos, que aparentemente se utilizam de uma falha no sistema de anúncios do Facebook para propagar o golpe.