Entenda o funcionamento do empréstimo consignado e como ele pode ser vantajoso para você, confira agora!
Hoje em dia, com a atual situação econômica do país, quem nunca teve despesas inesperadas e passou por alguma situação apertada? Pois é, pode acontecer com todo mundo, comigo com você e é importante saber como reagir.
Muita gente acaba recorrendo a empréstimos e por vezes fazendo mais dívidas e aumentando o montante, uma vez que os juros para empréstimos são sempre altos. Mas hoje, vou explicar um pouco sobre o empréstimo consignado, que pode ser uma boa saída em alguns casos, já que tem certas vantagens. Como ele funciona e quais seriam essas vantagens é o que explicaremos a seguir. Confira conosco.
O que é o empréstimo consignado?
Indo direto ao ponto, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física. Por implicar menos risco, ele costuma oferecer juros menores que as demais modalidades.
Quais as vantagens do empréstimo consignado
São várias, como por exemplo:
- O Crédito é imediato;
- Tem até 60 meses para pagar;
- Sem consulta ao SPC/Serasa;
- Sem burocracia dispensa avalista;
- Desconto em folha de pagamento ou no Benefício;
- Rapidez e agilidade na concessão dos empréstimos;
- Margem consignável de 30% a 40% da renda mensal;
- Taxas a partir de 1,50% ao mês;
- Empréstimos a partir de R$ 300,00 reais e máximo negociado conforme existência de Margem consignável e/ou limite estabelecido no convênio;
- Parcelas Pré-Fixadas;
- Taxas de juros e Prazos flexíveis;
Cuidados antes de contratar seu empréstimo
Embora ele seja mais vantajoso que o empréstimo normal é preciso ter responsabilidade e tomar alguns cuidados:
- A margem consignável, que é o valor máximo da renda a ser comprometida, não pode ultrapassar 30% da aposentadoria ou pensão recebida pelo beneficiário, dividida da seguinte forma: 20% da renda para empréstimos consignados e 10% exclusivamente para o cartão de crédito. O número máximo de parcelas para pagamento é de 60 meses.
- Busque referências da instituição a qual você pretende pegar seu consignado, prefira empresas já famosas no mercado e se possível atreladas a bancos como por exemplo o bmg consig que é do banco bmg.
- Se vai ficar apertado demais pagar o empréstimo, não faça neste momento, pois acabará contratando empréstimo em cima de empréstimo para pagar todos.Veja o momento em que as contas tendem a diminuir e adie este possível consignado.
- Muitos contratam um empréstimo consignado para pagar cheque especial, cartão de crédito ou outros empréstimos, mas isso só gera uma bola de neve maior e ficará fazendo um empréstimo atrás do outro, então não tome esta decisão e veja outras maneiras de quitar sua dívida.
- Recomendo para quem quer tomar o crédito consignado que, antes mesmo de assinar o contrato com a instituição financeira, faça uma boa reflexão e analise se este valor, que será descontado diretamente no salário ou benefício, não fará falta para os compromissos essenciais mensais;
Conclusão
Bom pessoal, espero que tenham curtido essas super dicas e que consigam ajustar sua vida financeira ok?
Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários
Até a próxima!