Skip to content

Casa Branca vai instalar painéis solares em 2011

A energia solar chega à casa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A mais famosa residência do país planeja instalar painéis solares sobre o setor de moradia da Casa Branca. Os painéis serão instalados inicialmente na primavera (boreal) de 2011 e esquentarão a água para a família Obama, além de fornecer alguma eletricidade.
O secretário de Energia, Steven Chu, anunciou o plano hoje, em Washington, em uma conferência reunindo líderes locais, estaduais, acadêmicos e membros de organizações sem fins lucrativos destinadas a determinar como o governo federal pode melhorar seu desempenho ambiental.
Os ex-presidentes Jimmy Carter e George W. Bush apelaram à energia solar durante sua passagem pela Casa Branca. No fim dos anos 1970, Carter investiu US$ 30 mil em um sistema de aquecimento solar de água para alguns escritórios. O sistema solar de Bush esquentava água para a piscina.
Obama, que promove a energia renovável, se viu pressionado a seguir o exemplo, instalando energia solar na mansão presidencial. Funcionários da Casa Branca disseram que a medida estava em estudo desde o primeiro dia do atual governo. A decisão tem particular importância após um projeto para reduzir a contaminação provocada pelo aquecimento global ter fracassado no Senado, apesar do apoio do governo.
Yahoo