O Carnaval, que este ano homenageia o centenário do escritor baiano Jorge Amado
O Carnaval de Salvador começou oficialmente nesta quinta-feira (16), com a cerimônia simbólica de entrega da chave da cidade para o Rei Momo.
Proclamando uma festa de paz e alegria, a majestade da folia garantiu que este será o “melhor Carnaval de todos os tempos”. “É com muita satisfação que recebo as chaves da cidade. Vamos fazer a melhor festa do planeta com muita paz, alegria e amor no coração”, disse o Rei Momo. O mesmo entusiasmo e desejos de tranquilidade entre os foliões foram transmitidos pelo prefeito, que ainda ressaltou os dias de medo vividos pela população, durante a greve da Polícia Militar. “Nosso maior objetivo é que as pessoas brinquem com paz no coração. Há alguns dias a expectativa sobre a festa era sombria, mas graças a Deus tudo foi resolvido e de agora em dia é só alegria”, disse.
Também presente na cerimônia, o presidente do Conselho do Carnaval, Fernando Bulhosa, comentou sobre uma das principais novidades da festa, que é o trio sem cordas. “A corda sempre existiu e está presente em qualquer entidade carnavalesca. Esta iniciativa do trio sem cordas é mais uma evolução do Carnaval baiano, pois é a oportunidade que a pipoca tem de ver de forma gratuita. De qualquer forma, é preciso ressaltar que a iniciativa privada sempre está presente, pois, mesmo sem cordas, o artista está sendo patrocinado”, explicou.
A festa carnavalesca deste ano traz como tema principal uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado. São esperadas, até o final da festa, cerca de 2 milhões de pessoas, que irão se dividir entre os 25 km de circuito, 223 blocos e 48 camarotes, além da pipoca. “Este ano será uma festa de cultura, arte e muito axé”, disse Léo Boy, acompanhado da rainha do Carnaval, Naiane Darlen, 24, e das princesas, Priscila Cidreira, 20, e Irlane Cristina, 23.