Skip to content

Agendamento biométrico – Veja como funciona

agendamento biomterico

Agendamento biométrico – Após mais de 15,6 mil de fraudes encontradas entre 2014 e 2016, o TRE tomou uma medida de segurança para evitar graves problemas eleitorais. A prática de emissão de diversos títulos eleitoral é comum em vários municípios brasileiros, mesmo sabendo que é crime, algumas pessoas insistem em fazer, muitas das vezes para dar mais voto a determinado candidato.

Agendamento biométrico – Veja como funciona

Para combater essa ilegalidade, foi adotado o sistema de biometria que será vinculado á todos os títulos de eleitores. O cadastramento será obrigatório. Saiba mais sobre o agendamento biométrico e como não perder seus diretos como cidadão!

O estado de Alagoas foi o que mais teve fraudes encontradas, chegando a 2.188 títulos irregulares, com essa quantidade é possível eleger um vereador ou até mesmo um prefeito (a depender da cidade/quantidade de habitantes).

Esses atos acabam tirando o mérito de democracia que o Brasil possui.Agendamento biométrico

 

 

Como fazer o título de eleitor

O título de eleitor é um dos primeiros passos para a democracia no Brasil, é com ele que o cidadão terá direito de escolher quem vai gerir o seu município, estado ou país. Mas além de ser usado para as eleições, esse documento também é usado em algumas ocasiões como: Matrícula em universidades, emissão de passaporte e outras situações.

A partir dos 16 anos já será possível participar das eleições, mas vale ressaltar que o voto nessa idade ainda não é obrigatório.

Jovens a partir dos 18 anos já são obrigados à participar das eleições.

Documentos necessários para tirar o título de eleitor:

  • Documento de identificação civil (carteira de identidade);
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • Para os homens, comprovante de quitação do Serviço Militar – Obrigatória a apresentação a partir de 30 de Junho (prazo de encerramento do Alistamento Militar) do ano em que completar 18 anos;

Após estar com todas as documentações em mãos, o cidadão deverá se dirigir ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do município no qual mora ou trabalha e solicitar o documento, nesse caso não será necessário o agendamento biométrico, pois todo o procedimento de biometria será feito no ato da emissão do documento.

Agendamento biométrico – Biometria eleitoral TRE

Como já citado acima, esse foi a medida tomada pelo TSE para evitar as fraudes que vinham acontecendo no Brasil em épocas de eleições. Hoje, a biometria digital é uma das criptografias mais seguras, pois são informações únicas de segurança, em outras palavras, não há como duas pessoas terem a mesma “chave” (impressão digital).

O agendamento biométrico está sendo realizado por etapas em cada município e será necessário realiza-lo no site do TRE do município de residência do cidadão.

Após realizar o agendamento, será necessário levar os seguintes documentos na data selecionada:

  • RG/CPF;
  • Título de eleitor;

O processo de cadastramento da biometria é rápido.