Para sua enorme infelicidade, existem todos os quatro possíveis tipos de “sessões”. Não se preocupe, pois iremos definir a diferença de cada uma delas. Vamos em partes.
Sessão significa intervalo ou reunião. Logo, é correto dizer “sessão de cinema”, pois é como se fosse uma reunião onde os indivíduos se encontrariam para assistirem um filme com hora marcada. Por isso, o famoso programa da Rede Globo, que acompanhou as nossas infâncias, se chama “Sessão da Tarde” com dois “SS”.
Nada mais didático do que um exemplo:
Francisclildo chegou atrasado à sessão de cinema porque seu carro enguiçou.
Francisclildo e seu carro fabricado pelas Carrocerias e Motores BREGA-BREGA LTDA |
Agora, “seção” ou “secção” significam departamento, setor ou divisão. Vamos ao exemplo:
Jurênimo trabalha na seção de cães voadores.
Típico cão voador, muito comum hoje em dia |
E, para terminar, “cessão” com “c” no início é relativo ao verbo “ceder”, que significa “entregar” ou “dar”. Vamos ao exemplo:
Jurandiro resolveu fazer a cessão de sua casa a Frigomildo.
A casa de Jurandiro, criação dos serviços arquitetônicos da “BREGA-BREGA” LTDA |
Ou seja: Jurandiro entregou, doou, cedeu sua casa a Frigomildo. Nesse sentido, usamos o “ceder” com “c” no início.
Vamos rever os exemplos:
Francisclildo chegou atrasado à sessão de cinema porque seu carro enguiçou. (com dois “SS” significa reunião ou intervalo)
Jurênimo trabalha na seção de cães voadores. (com “c” cedilha, significa setor, divisão, departamento. É sinônimo de “secção”, que é um termo usado mais na matemática, por exemplo: “a secção transversal do cilindro”, geometria espacial).
Jurandiro resolveu fazer a cessão de sua casa a Frigomildo. (com “c” no início, é relativo ao verbo “ceder”, o mesmo que “entregar”, “dar”)
As explicações nas postagens possuem, de forma estratégica, caráter informal e coloquial para preservar o conceito autor-leitor, que faz parte do modelo expressivo cultivado pelo blog. Leve em consideração o conteúdo da postagem e não a forma em que ela será apresentada.