vulcão Merapi |
O vulcão Merapi, na ilha de Java, na Indonésia, entrou novamente em erupção nesta quinta-feira (28), dois dias depois que sua primeira erupção levou à morte 35 pessoas. O monte expeliu grandes nuvens de cinza e jatos de gás escaldante. Ainda não há informações sobre vítimas.
Mais de 40 mil pessoas deixaram a área ao redor do vulcão ou foram removidas pelas autoridades antes da primeira erupção, mas muitos moradores da região haviam começado a retornar para casa, depois que o Merapi pareceu mais calmo, na quarta-feira.
Terremoto e tsunami
Ao mesmo tempo, o número de mortos pelo tsunami que arrasou várias ilhas indonésias na segunda-feira (25) voltou a subir e chegou a 343 mortos nesta quinta-feira (28).
Três dias depois do terremoto seguido por tsunami que abalou a costa oeste das ilhas Mentawai, o material de socorro e ajuda finalmente começou a chegar às zonas mais afetadas da região, que é de difícil acesso. O primeiro avião com ajuda humanitária levou 16 toneladas de barracas, remédios, alimentos e roupas. O governo calcula que cerca de 4.000 pessoas perderam suas casas.
Com informações Uol Noticias