Projeto financiado pela União Europeia permite que carros “aprendam” a dirigir durante o dia e alertem o motorista sobre perigos da via durante a noite.
Um grupo de engenheiros está trabalhando em conjunto com a indústria automobilística para desenvolver um tipo de carro inteligente, capaz de aprender os padrões de direção seguros e de alertar o motorista quando este não estiver dirigindo com a o cuidado apropriado.
Segundo o site Softpedia , o Drivsco, que está sendo desenvolvido com financiamento da União Europeia, utiliza faróis de infravermelho, câmeras e um avançado processamento visual para visualizar melhor a estrada quando a visibilidade for limitada, oferecendo ao motorista alertas sobre a proximidade de outros veículos ou de uma curva fechada.
“O que queríamos era um sistema que aprendesse a dirigir durante o dia e correlacionasse essas informações com as ações do motorista”, explica Florentin Wörgötter, um dos desenvolvedores. “Assim, durante a noite, o sistema pode avisar ’ Devagar, uma curva se aproxima! ’ – uma curva que provavelmente o motorista não viu.”
Obviamente, por razões legais, o Drivsco ainda está limitado a ser um “copiloto” que auxilia em uma direção mais segura. Mas, no futuro, é possível que ele possa efetivamente assumir o controle de um veículo. De acordo com o TG Daily , testes mostraram que o sistema é capaz de prever em tempo real como um determinado motorista iria lidar com situações em estradas e rodovias. O trânsito na cidade, no entanto, ainda é muito complexo para o Drivsco.
Fonte: Yahoo Tecnologia