Subiu para 108 o número de mortos por conta do tsunami que atingiu várias ilhas no oeste da Indonésia. Ao menos 500 pessoas estão desaparecidas.
A catástrofe ocorreu após um terremoto de magnitude 7,5, na noite de segunda-feira. O epicentro do tremor foi situado a 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul, nas ilhas Mentawai, que ficam próximas à ilha de Sumatra.
No vilarejo litorâneo de Betu Monga, a maioria das casas foi destruída, segundo um funcionário regional do Departamento de Pesca. “Das 200 pessoas que vivem no vilarejo, só 40 foram encontradas; 160 ainda estão desaparecidas, a maioria mulheres e crianças”, disse à Reuters por telefone o funcionário Hardimansyah (que, como muitos indonésios, usa um só nome).
Tsunami
Ainda de acordo com a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes, 10 vilarejos situados em ilhas isoladas ao oeste de Sumatra foram varridos do mapa pelo tsunami. A informação foi anunciada pelo porta-voz da agência, Agolo Suparto.
As autoridades emitiram um alerta de tsunami após o tremor, depois que um grupo de turistas australianos informou que seu barco foi destruído por uma “parede de água” que atingiu a costa.
“Um tsunami significativo foi gerado pelo terremoto”, afirma uma nota do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico. De acordo com fontes do ministério indonésio da Saúde, na ilha de Pagai Sul foram registradas ondas de até três metros.
eBando