Quem trafega pelos grandes centros urbanos sabe que poucos carros andam com a sua capacidade máxima e a grande maioria leva apenas um ou dois passageiros. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a taxa de ocupação de automóveis particulares é de 1,49 pessoa por veículo. São 64% dos carros trafegando apenas com o motorista e 27% com o condutor e um passageiro.
O resultado disso pode ser visto em mais carros vazios na rua, pessoas solitárias dentro de seus veículos e quilômetros de engarrafamentos que podiam ser reduzidos drasticamente se mais pessoas compartilhassem os carros, oferecendo e recebendo caronas.
Para facilitar esse processo nasceu a TipCar, uma rede social da carona solidária que mapeia as rotas de caroneiros de todo o país e ajuda a localizar quem pode compartilhar o carro com você.
As vantagens são muitas, avisam os responsáveis pela rede. O motorista ganha com a redução das despesas com locomoção ao dividir custos com outras pessoas e o descanso do volante proporcionado pelo rodízio.
Já para o passageiro, vale usufruir de uma viagem rápida e confortável. Ambos poupam tempo, dinheiro, reduzem os engarrafamentos e as emissões de poluentes, além de poderem conhecer outras pessoas e fazerem novas amizades.
Acreditamos que estes assentos vazios podem ser utilizados para beneficiar o motorista, passageiros, sociedade e ao meio ambiente, em uma relação ganha-ganha perfeita. – TipCar
Funciona da seguinte forma: O interessado se cadastra no site usando uma conta que já possui, como a do Google, Twitter ou Yahoo. Depois, ele insere seu roteiro diário, informando os locais de origem e destino, horários e dias da semana que ele faz aquela viagem, quantos assentos disponíveis o carro possui e se ele será motorista ou passageiro.
Esses dados são analisados por técnicas de geoprocessamento visando encontrar pessoas com interesse comum em relação à mobilidade, rastreando rotas similares e fazendo sugestões de possíveis caronas. O sistema também contabiliza automaticamente a distância a ser percorrida, a quantidade de CO2 que poderá ser poupada e o valor que os caroneiros deverão contribuir com o motorista.
Lembrando que o serviço é gratuito e esse valor é apenas uma forma de compensação pelos custos da viagem, como gasolina, pedágio, estacionamento e impostos, e deverá ser acordado diretamente entre o motorista e o caroneiro.
Para garantir a segurança de todos os envolvidos, a pessoa terá acesso ao perfil do candidato a caroneiro, com informações sobre sua rota e o auxílio de recursos sociais, como amigos em comum, comunidades e fotos. Após a aprovação de ambos, são disponibilizados dados pessoais, como e-mail e telefone de contato, para que vocês possam entrar em contato e acertarem a carona. Assim, você poderá avaliar e decidir se quer compartilhar o carro com aquela pessoa ou não.
Os caroneiros ainda podem se inscrever em comunidades ou grupos de carona, facilitando o encontro de alguém com a mesma rota e tornando o processo mais seguro. E se ainda não existir uma comunidade com a rota que você procura, você pode criar uma nova e convidar seus amigos, colegas de trabalho ou de faculdade para participarem.
Para garantir uma parceria perfeita, a rede sugere uma “etiqueta da carona” para ser posta em prática por todos os participantes. Confira algumas dicas:
O cigarro e a carona
Todo mundo sabe que cigarro faz mal, e melhor mesmo é não fumar. Mas se você for um fumante, não acenda um cigarro sem antes perguntar se o caroneiro ficaria incomodado. Respeite a resposta dele, ninguém é obrigado a engolir fumaça.
Hora do lanche
Cada pessoa tem suas próprias regras com o carro. E você, como caroneiro, deve respeitar. Antes de fazer a maior farofa, não custa nada perguntar se a pessoa se importa que você coma no carro dela.
Respeite os tímpanos alheios
Você pode gostar de ouvir música nas alturas, mas talvez o seu caroneiro não goste. Aqui vale o bom senso, deixe a música em um volume agradável a todos.
Segure os seus dedos
Você, provavelmente, não gosta que as pessoas baguncem as suas coisas. Por isso, é melhor se conter e não mexer no ar-condicionado, janela, banco e rádio do carro, sem pedir.
Pontualidade britânica
O seu caroneiro conta com a sua pontualidade para não chegar atrasado no destino. Sempre respeite o horário combinado.
Mostre os dentes
É bem melhor dividir o carro com uma pessoa bacana. Sorria e seja simpático, caronas também são um bom jeito de começar uma amizade.
Nada de bolos
Caso apareça um imprevisto que impeça a carona, avise antes. Assim, o caroneiro pode se arranjar com outros meios de transporte sem prejudicar os seus compromissos.
Trato é trato
Se vocês combinaram um trajeto, não mude em cima da hora. Para você pode ser só um pequeno desvio, mas para a outra pessoa pode resultar em um belo atraso.
Gosto não se discute
Se o dono do carro ama música sertaneja, e você é do metal, paciência. Ele está no carro dele e tem direito de ouvir o que quiser. Quem sabe não é uma boa chance para você ampliar seu gosto musical?
Para participar, basta entrar no site e se cadastrar.