Skip to content

Segundo pesquisa Datafolha, Dilma (PT) empata com Serra (PSDB)

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) estão empatados em pesquisa de intenção de voto para presidente realizada pelo Datafolha. Cada um tem 37%. Em relação ao cenário sem Ciro Gomes da pesquisa anterior, feita em abril, a petista cresceu sete pontos percentuais e o tucano perdeu cinco pontos. Marina Silva (PV) manteve-se com 12%.
Neste levantamento, foram entrevistados 2660 eleitores de 16 anos ou mais nos dias 20 e 21 de maio de 2010, e a margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi a primeira pesquisa realizada após a exibição do programa eleitoral do PT, no último dia 13, e após a desistência de Ciro Gomes de concorrer à presidência.
O percentual de eleitores que pretende anular ou voto ou votar em branco variou três pontos em relação ao mês passado. Em abril, eram 8% e agora são 5%. Os indecisos oscilaram de 8% para 9%.
O Datafolha também avaliou a intenção de voto em um cenário com candidatos “nanicos”. Também nesse cenário, os dois principais postulantes ao Planalto aparecem empatados, cada um com 36% das intenções de voto. Marina Silva tem 10%. De oito candidatos de partidos menores, apenas José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU) atingem 1%.
Na intenção de voto espontânea, a candidata Dilma Rousseff também cresce. A ex-ministra ganhou seis pontos e chegou a 19%. José Serra está com 14%, contra 12% em abril. Oscilou de 7% para 5% os que declaram voto em Lula, e 3% afirmam votar no candidato do Lula. Declaram não saber 49%, contra 54% do levantamento anterior.
Via Datafolha