Skip to content

Resumo das partidas da Copa no dia 19 de junho

Holanda 1 x 0 Japão

Wesley Sneijder of the Netherlands (2nd L) celebrates scoring the opening goal with team mates Mark van Bommel (L), Gregory Van Der Wiel (2nd R) and Rafael Van der Vaart (R)

Mais uma vez sem jogar um futebol vistoso, a Holanda contou com uma falha do adversário para conseguir sua segunda vitória na Copa do Mundo da FIFA. Exatamente como na estreia, quando viu a zaga dinamarquesa marcar contra o gol que abriu caminho para o triunfo or 2 a 0, neste sábado a equipe obteve um magro 1 a 0 após erro do goleiro Kawashima, que não conseguiu espalmar o forte chute de Wesley Sneijder no segundo tempo.

O resultado praticamente colocou a equipe de Bert Van Marwijk nas oitavas de final. Agora, espera o segundo duelo do dia pelo Grupo E para conhecer seu futuro. Caso a Dinamarca vença Camarões ou haja empate, a Holanda se classifica. Em caso de triunfo dos africanos, a definição acontecerá apenas na última rodada.
De qualquer forma, o país vai mostrando na África do Sul uma característica diferente dos últimos anos: ao invés do futebol bonito, o que tem prevalecido é a eficiência e a busca pelo resultados, algo que, por enquanto, vem dando certo. Tão certo que chegou hoje a 21 jogos de invencibilidade, a maior série entre todas as seleções classificadas para a Copa do Mundo da FIFA. A Holanda não conhece uma derrota desde setembro de 2008, quando parou na Austrália em amistoso.
Para o Japão, a derrota não chegou a comprometer as esperanças de avançar à segunda fase. A equipe mais uma vez mostrou futebol equilibrado, dificultou para o grande favorito do grupo e agora vai para o tudo ou nada contra a Dinamarca na última rodada.
Gana 1 x 1 Austrália

Luke Wilkshire of Australia and Anthony Annan of Ghana in action
A Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 tem sua primeira seleção africana como líder de grupo. Pela chave E, Gana pulou à frente de uma forte concorrência ao empatar com a Austrália, neste sábado, em Rustemburgo, por 1  a 1.
Apesar da boa posição, o jogo poderia ter resultado em um saldo ainda mais positivo para os ganeses, que, com um homem a mais, pressionaram os australianos durante todo o segundo tempo, exibindo um futebol ofensivo, mas acabaram esbarrando na aguerrida defesa rival e no experiente e consistente goleiro Mark Schwarzer.

Rumo à última rodada, no dia 23 de junho, Gana vai decidir sua sorte contra a Alemanha, enquanto a Austrália pega a Sérvia. Gana tem quatro pontos e ocupa a primeira colocação do Grupo D. A Alemanha e a Sérvia estão com três pontos, em segundo. Todos os quatro países ainda têm chance de classificação aos mata-matas – mesmo a Austrália, com um só ponto.

 Camarões 1 x 2 Dinamarca

Nicklas Bendtner of Denmark celebrates scoring his team's first goal with team mates Dennis Rommedahl and Jon Dahl Tomasson
Camarões e Dinamarca disputaram uma das partidas mais emocionantes da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 até aqui. E, como tal, o jogo em Tshwane/Pretória teve como um de seus ingredientes o fato de ser autenticamente decisivo.

A vitória dinamarquesa de virada por 2 a 1 levou o Mundial a conhecer seu primeiro país classificado para as oitavas de final – a Holanda, que mais cedo superou o Japão por 1 a 0 – e também o seu primeiro eliminado: Camarões. Com grande atuação de Dennis Rommedahl – que deu o passe para o primeiro gol de Nicklas Bendtner e anotou o segundo -, a Dinamarca se recuperou da derrota para a Holanda na estreia e conseguiu a virada depois de ter sofrido um gol de Samuel Eto’o no início.

Japoneses e dinamarqueses, ambos com três pontos, se enfrentam no próximo dia 24, em Rustemburgo, com um lugar na segunda fase em jogo. No mesmo dia, a Holanda espera assegurar a liderança do Grupo E quando enfrenta os camaroneses.

Fonte: FIFA